Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Estudantes do Câmpus de Porto Nacional participam de aula de campo em Lajeado (TO)
Início do conteúdo da página
Geografia

Estudantes do Câmpus de Porto Nacional participam de aula de campo em Lajeado (TO)

Written by Glenda Barros | Fotos: Rosane Balsan | Revisão: Paulo Aires | Published: Wednesday, 06 September 2023 17:10 | Last Updated: Wednesday, 06 September 2023 17:10

No último sábado, 02 de setembro, estudantes dos cursos de Licenciatura e Mestrado em Geografia, do Câmpus de Porto Nacional, participaram de uma aula de campo no município de Lajeado (TO), onde conheceram pontos turísticos da cidade e tiveram contato com a população. Os estudantes visitaram o Sítio Arqueológico Caititu, o Projeto Artesanato Sustentável, o Ateliê Maria Elza Ceramista, o Balneário Ilha Verde e a praia fluvial de Lajeado.

A atividade de campo é vinculada às disciplinas de Geografia da População e Turismo e Patrimônio Cultural. Nela, os acadêmicos participaram de apresentações sobre o mapeamento dos sítios arqueológicos, a intervenção de conservação da arte rupestre do Sítio Caititu e sua formatação como atrativo turístico com a instalação da passarela e sinalização, com a supervisão da professora do curso de Licenciatura em Geografia Rosane Balsan e do técnico do IPHAN Rômulo Barreto de Negreiros.

“O trabalho de campo ainda é pouco difundido entre alguns docentes e afirmo que ele ajuda na divulgação e aprofundamento do conhecimento. Estudantes e professores têm oportunidade de ampliar a aprendizagem técnica e teórica ao compartilharem experiências, conhecimentos pessoais, equipamentos e estruturas das instituições e pessoas envolvidas”, ressalta a professora Rosane.

Gutemberg Alencar, aluno do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGG) e professor conta que a experiência foi bastante relevante para seu desenvolvimento acadêmico e pessoal. “A visita que realizamos proporcionou uma oportunidade única para aplicar os conhecimentos teóricos adquiridos ao longo do curso em um contexto prático e real. Além disso, é relevante destacar a colaboração entre os estudantes de graduação e pós-graduação, pois dá significado ao aprendizado e promove uma compreensão mais profunda das realidades e desafios que as comunidades locais enfrentam. Essa interação entre teoria e prática é essencial para formar geógrafos comprometidos com a sustentabilidade e a preservação do patrimônio cultural".

Com dissertação sobre os incidentes aquáticos nas áreas balneares do Tocantins, o estudante Antônio Soares da Silva explanou para o grupo sobre seu trabalho, destacando que o estado possui uma vasta malha hídrica, com possibilidades para o estabelecimento de inúmeras praias e balneários. O trabalho visa mapear as 76 áreas balneares com mais concentração de público segundo o Corpo de Bombeiros, descrever os riscos de incidentes aquáticos presentes nelas e mensurar as implementações feitas pelos gestores das praias e balneários no sentido de mitigar esses riscos.

Ao final da aula, os estudantes produziram material audiovisual para a sistematização do trabalho de campo. Confira os trabalhos aqui e aqui.  

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página