Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > UFT vai a cidades do interior do estado para divulgar Vestibular 2024/1
Início do conteúdo da página
Vem Pra UFT!

UFT vai a cidades do interior do estado para divulgar Vestibular 2024/1

Written by Glenda Barros | Revisão: Paulo Aires | Published: Thursday, 31 August 2023 17:15 | Last Updated: Thursday, 31 August 2023 17:15

As equipes dos câmpus da Universidade Federal do Tocantins estão em campo para divulgar o Vestibular 2024/1. Durante esta semana, servidores viajaram pelo interior do estado para apresentar a UFT aos estudantes do ensino médio.

As visitas da equipe do Câmpus de Porto Nacional encerraram nesta quarta-feira. Os servidores foram às escolas dos municípios de Fátima, Oliveira de Fátima, Brejinho de Nazaré, Silvanópolis, Santa Rosa do Tocantins, Monte do Carmo, Ponte Alta do Tocantins, Pindorama, Natividade e Chapada de Natividade.

''Por onde passamos fomos muito bem acolhidos. As turmas são muito animadas e nos enchem de perguntas. O fato do Éder e eu termos cursado a UFT em Porto, passado no concurso e fazermos mestrado no Câmpus de Porto Nacional, faz com que os alunos se motivem. O nosso discurso é sempre: é difícil pra todo mundo, mas não é impossível pra ninguém'', comenta Lucinéia Medrado, servidora. 

Ela acrescenta ainda que o trabalho é muito gratificante, especialmente por aproximar a Universidade da comunidade. Alguns alunos, inclusive, não sabiam que a UFT é gratuita.

No Sul do estado, os trabalhos de divulgação seguem a todo vapor também. Os servidores de Gurupi estiveram nas cidades de São Valério, Peixe, Nova Rosalândia, Santa Rita, Crixás e Aliança. Além delas, estão previstas passagens por Dueré, Formoso do Araguaia, Figueirópolis, Talismã, Cariri e Alvorada.

O professor Taciano Ferreira, vice-diretor e coordenador acadêmico do Câmpus de Gurupi, explica que esse trabalho é de suma importância para que a comunidade saiba de todos os serviços que a UFT oferece: os cursos, as bolsas de pesquisa e extensão e auxílios estudantis, por exemplo. 

''É necessário que nós nos mobilizemos para que a comunidade do Sul do Tocantins conheça a UFT e esse primeiro passo é através da divulgação nas escolas. Para organizar todo esse processo, nós criamos uma comissão permanente de divulgação que atua em várias frentes'', destaca Ferreira.

Novo Alegre, Combinado, Lavandeira, Aurora, Taguatinga, Ponte Alta do Bom Jesus, Novo Jardim, Dianópolis, Porto Alegre do Tocantins e Rio da Conceição foram alguns dos municípios da região Sudeste visitados pela equipe do Câmpus de Arraias. 

''As escolas sempre são muito receptivas. Os gestores sempre nos recebem muito bem. Os alunos acabam sempre perguntando sobre os cursos, a estrutura do Câmpus, a isenção das taxas e sobre os cursos à distância'', conta Deusmar Borba, um dos servidores que trabalhou na divulgação do Vestibular 2024/1.

Em Palmas, a divulgação é direcionada para as escolas estaduais das regiões Sul e Norte. A UFT marcou presença na unidade II do Colégio Militar (206 Norte), CEM Castro Alves (305 Norte), Colégio Estadual Criança Esperança (303 Norte), Colégio Estadual Dom Alano (208 Sul), nas escolas Setor Sul (Taquaralto), Vale do Sol (Taquaralto), CEM Taquaralto, Escola Estadual Elizângela Cardoso (401 Sul). 

Na sexta-feira (01/09), mais duas instituições serão visitadas: o Colégio de Tempo Integral Rachel de Queiroz e a Escola Estadual Liberdade, ambas no Jardim Aureny III. 

''As visitas são uma ótima oportunidade para nos aproximar das escolas e esclarecer as dúvidas dos futuros universitários. Percebemos que muitos alunos sequer tentam o ingresso na universidade por não saber onde encontrar as informações. Já é nosso segundo ano visitando as escolas e estamos construindo uma boa relação com as mesmas e ampliando os horizontes desses jovens'', pontua Nathalia Marcelo, servidora do Câmpus de Palmas que está participando do trabalho.

 

Mais sobre o processo seletivo

O Vestibular 2024/1 oferta 966 vagas, distribuídas em 51 cursos da UFT e UFNT. As inscrições seguem abertas até o dia 11 de setembro e devem ser feitas no site da Copese. A taxa de inscrição é de R$140,00. Saiba mais aqui

Fim do conteúdo da página