Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Cuidados com abelhas e vespas é tema de webconferência da Secretaria de Saúde, com participação de professor da UFT
Início do conteúdo da página
Educação Ambiental

Cuidados com abelhas e vespas é tema de webconferência da Secretaria de Saúde, com participação de professor da UFT

Written by Ascom Governo do Tocantins | Edição: Liz Castro | Revisão: Paulo Aires | Published: Friday, 23 June 2023 18:05 | Last Updated: Friday, 23 June 2023 18:06

Ciente dos perigos provocados pelos acidentes envolvendo abelhas e vespas, nessa quinta-feira (22), a Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) promoveu a webconferência ‘Abelhas e vespas: conhecer para prevenir acidentes’. A ação foi coordenada pela Área Técnica de Zoonoses e Animais Peçonhentos.

Iza Alencar Sampaio Oliveira, assessora de Zoonoses e Animais Peçonhentos da SES-TO, enfatiza a necessidade de trabalhar a temática e entender como essas espécies se comportam: “o intuito é capacitar os profissionais de saúde quanto à importância destes animais para o meio ambiente. Além de conhecer seu comportamento natural, estimular o respeito e o reconhecimento das situações de risco, as medidas de prevenção de acidentes para ajudá-los nas ações de educação em saúde e ambiental junto aos populares de seus territórios”, explicou.

A assessora conta ainda que a webconferência não se limita apenas a esses profissionais: “embora a web tenha sido feita com o foco maior para os profissionais de saúde que atuam nas equipes de vigilância epidemiológica e atenção básica, é um conteúdo interessante para ser assistida por toda a população tocantinense. A web traz informações e discussões sobre nossa diversidade de abelhas, a importância de respeitá-las e como diminuir os riscos de acidentes quando ocorrerem encontros com estes animais, além de explicações sobre algumas situações reportadas de acidentes nos últimos anos no Tocantins”, finalizou.

Participou da webconferência, como convidado, o Dr. Waldesse Piragé de Oliveira Júnior, professor titular da Universidade Federal do Tocantins (UFT) e coordenador do grupo de pesquisa BeeTech UFT, no Câmpus de Palmas. O professor desenvolve projetos na linha de biologia e biodiversidade de abelhas no Tocantins, sendo referência no assunto, no Estado.

A capacitação está disponível no canal do youtube da Escola Tocantinense do Sistema Único de Saúde Dr. Gismar Gomes (ETSUS) neste link

Dados 

Conforme dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN/SES-TO), entre 2020 a 2022, foram notificados 2.024 acidentes por abelhas e vespas no Tocantins. Destes, nove acidentados foram a óbito. Estes acidentes foram ocorridos com maior frequência nos meses de setembro a novembro, que são os meses que coincidem com o período de enxameação (divisão da colmeia e as abelhas deslocam em busca de estabelecer nova colmeia em outro lugar), e neste descolamento há maior chance de encontros inesperados com esses animais.

registrado em:
Fim do conteúdo da página