Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Pesquisadores da UFT participam do 3° Fórum Internacional sobre Amazônia
Início do conteúdo da página
Neruds

Pesquisadores da UFT participam do 3° Fórum Internacional sobre Amazônia

Written by Glenda Barros | Revisão: Paulo Aires | Published: Thursday, 15 June 2023 16:19 | Last Updated: Thursday, 15 June 2023 16:19

Entre os dias 13 e 16 de junho, representantes do Núcleo de Estudos Rurais, Desigualdade e Sistemas Socioecológicos (Neruds), da Universidade Federal do Tocantins, estiveram presentes no 3º Fórum Internacional sobre Amazônia (FIA). O evento ocorreu em Brasília, organizado pelo Núcleo de Estudos Amazônicos da UnB.

Os pesquisadores do Neruds apresentaram três trabalhos resultantes de projetos de pesquisa e extensão de integrantes do Núcleo. 

O primeiro trabalho, intitulado “Turismo como fator de inclusão produtiva: o programa agroresidência numa comunidade quilombola do Jalapão", foi apresentado por Rangel Rodrigues, estudante do Mestrado em Desenvolvimento Regional. Na ocasião, o mestrando expôs parte dos estudos que desenvolve em parceria com outros membros do Núcleo na região do Jalapão. 

“A utilização do bacuri (platonia insignis) no Norte do Brasil”, elaborado pela acadêmica Roseline Sousa, da Engenharia de Alimentos, foi o segundo trabalho levado ao Fórum. O estudo foi apresentado pelo professor Cleiton Milagres, que coordena o Programa de Agroresidência na UFT.

Outro trabalho apresentado no evento foi elaborado em parceria com a UFNT. “Turismo de base comunitária na APA Pé do Morro em Aragominas (TO)'', foi elaborado pela egressa Dulcileia Barbosa Souza e pelas professoras Renata Petarly e Roseni Moura.

Sobre a participação do Neruds no FIA, o professor Cleiton Milagres destaca que o núcleo criado na UFT desenvolve pesquisas e extensão que vão de encontro ao debate científico e a valorização de saberes no âmbito da Amazônia Legal. Para ele, estar com colegas de outras universidades, órgãos públicos, organizações não governamentais e representantes de movimentos sociais, sindicais e ambientais, povos originários e comunidades tradicionais da Amazônia Brasileira e Internacional, colabora e estimula o diálogo inter, multi e transdisciplinar na construção de parcerias científico-culturais para a comunidade acadêmica e, consequentemente, fortalece o papel do Neruds e de suas distintas áreas de atuação.

registrado em:
marcador(es): Palmas,Home,Comunidade,Neruds
Fim do conteúdo da página