Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Professora da UFT é eleita para representar a área de Ciências Humanas e Sociais na SBPC
Início do conteúdo da página
REPRESENTAÇÃO

Professora da UFT é eleita para representar a área de Ciências Humanas e Sociais na SBPC

Written by Ana Beatriz Oliveira | Edição: Caroline Carvalho | Published: Thursday, 11 May 2023 16:56 | Last Updated: Thursday, 11 May 2023 16:57

Foto: Arquivo Pessoal

Após duas etapas de votação, a Professora Marluce Zacariotti, do curso de Jornalismo da Universidade Federal do Tocantins (UFT), e presidenta da Associação Brasileira de Ensino de Jornalismo (Abej), passa a representar a área de Ciências Humanas e Sociais no conselho da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), juntamente com a Professora Geovana Lunardi (ANPED). Os nomes das duas professoras foram indicados pelas entidades da área. O mandato será de dois anos. 

A SBPC é uma entidade civil, sem fins lucrativos ou posição político-partidária, voltada para a defesa do avanço científico e tecnológico, e do desenvolvimento educacional e cultural do Brasil. 

“Estou feliz em poder representar as entidades da área das Ciências Humanas e Sociais no conselho da SBPC. Me junto à professora Geovana Lunardi (ANPED) nessa tarefa, o que é um orgulho: pela companhia dessa grande pesquisadora e por fazer parte do conselho dessa instituição de peso na promoção da ciência. Muito significativo ser da Associação Brasileira de Ensino de Jornalismo (Abej) e poder contribuir nas discussões, nos encaminhamentos de pautas de interesse das CHS”, destaca a professora, que também coordena, na UFT, o Núcleo de Pesquisa, extensão e práticas jornalísticas (Nujor).

Segundo ela, é fundamental o diálogo que promove a defesa dessa área essencial para compreender a realidade social, responsável por produzir conhecimento sobre a diversidade, a história, a cultura, a política, a economia e os problemas sociais do país e do mundo, "assim como, em grande medida, contribui para a formação crítica e cidadã dos estudantes e dos profissionais nas distintas carreiras", comenta. 

Outro ponto que a professora destaca é o fato de ser da região Norte. “Penso que é uma oportunidade de ampliar a diversidade de perspectivas, saberes e experiências, com um olhar mais descentralizado, que pode contribuir  para diminuir assimetrias regionais”, conclui.

registrado em:
marcador(es): Palmas,Professores,Home
Fim do conteúdo da página