Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Alunos do PET de Economia participam e desenvolvem trabalhos durante a Festa da Jabuticaba
Início do conteúdo da página
Festa da Jabuticaba

Alunos do PET de Economia participam e desenvolvem trabalhos durante a Festa da Jabuticaba

Written by Joice Danielle Nascimento | Revisão: Paulo Aires | Published: Wednesday, 16 November 2022 10:03 | Last Updated: Wednesday, 16 November 2022 10:03

Os alunos do Programa de Educação Tutorial (PET), do Curso de Ciências Econômicas da UFT, participaram e desenvolveram alguns trabalhos durante a 4ª Festa da Colheita de Jabuticaba, que foi realizada entre os dias 11 e 13 de novembro, em Taquaruçu, Distrito de Palmas. Entre os trabalhos desenvolvidos, estão a elaboração de uma cartilha sobre a formação de preço de venda, utilizada na capacitação de mulheres que comercializam seus produtos durante o evento e a aplicação de  uma pesquisa de satisfação sobre aspectos da festa.

Além disso, os alunos também aproveitaram a oportunidade e o stand cedido pela organização do evento à UFT, para apresentar ao público participante da Festa da Jabuticaba, os programas e projetos desenvolvidos pelo PET de Economia e pelo Núcleo de Estudos Rurais, Desigualdades  e Sistemas Socioecológicos (Neruds). Foram apresentados os projetos de Educação Financeira, realizado pelo PET de Economia em escolas da rede pública estadual e o Programa da AgroResidência, desenvolvido pelo Neruds.

A professora Juliana Melo, que coordenou a ação junto aos alunos, explica que as atividades realizadas durante a Festa da Jabuticaba têm como principal objetivo contribuir para a melhoria do evento: “Além da capacitação, os alunos organizaram uma pesquisa de satisfação. Em breve, será elaborado um relatório com os principais resultados, que serão compartilhados com a Prefeitura Municipal de Palmas e com a Organização da festa”.

Para Laralisse Carvalho de Oliveira, aluna de Economia e integrante do PET,  participar da Festa da Jabuticaba e colocar em prática o que é aprendido no curso, foi uma experiência enriquecedora: “Foi uma experiência ótima! Foi desafiador e enriquecedor. Vimos na prática a viabilidade de um negócio e a realidade do produtor, que vão muito além da fabricação própria, envolvendo os custos também, os quais não são contabilizados na hora de precificar. E isso impacta diretamente na renda do indivíduo. Então fazer parte desse projeto foi muito gratificante e espero que futuramente tenhamos mais oportunidades como essa”.

Pedro Afonso, aluno do 7° período e que também integra o PET de Economia, destaca que o trabalho realizado junto aos produtores foi importante para o seu aprendizado e valorização dos produtores: “Nós fomos até Taquaruçu e fizemos, durante uma tarde, a oficina onde ensinamos os produtores a determinarem os custos de produção dos produtos, uma margem de lucro e um preço por unidade pelo qual os produtos deveriam ser vendidos. Eu que moderei a oficina com o auxílio dos meus colegas do PET. Gostei muito de poder trabalhar próximo aos produtores e contribuir com a comercialização dos produtos”. 

registrado em:
Fim do conteúdo da página