Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Alunos expressam admiração por seus eternos professores
Início do conteúdo da página
DIA DO PROFESSOR

Alunos expressam admiração por seus eternos professores

Written by Virgínia Magrin | Revisão: Paulo Aires | Published: Friday, 14 October 2022 08:00 | Last Updated: Friday, 14 October 2022 14:12

 

Os professores são conhecidos pela arte de ensinar. Se olharmos no dicionário o significado da palavra ensinar, encontramos definições como “repassar ensinamentos sobre algo”, “lecionar”, “mostrar com precisão”...Na semana em que é comemorado o dia do professor, dia 15 de outubro, alguns alunos contam suas histórias e admiração por professores que marcaram sua trajetória estudantil. Educadores que além do ato pedagógico de ensinar, inspiraram e impulsionaram os alunos a serem pessoas melhores e acreditarem em seus sonhos.

Professora  Mirian Almeida

Elayne Torres, egressa da turma de 2016 do curso de Enfermagem da UFT, conta que conheceu a professora Mirian ainda em 2018, em uma disciplina da base curricular, e foi por incentivo dela, por gostar da metodologia de ensino, de como ela repassa os conhecimentos, sua troca e entrega com os alunos que ela acabou se envolvendo no processo seletivo para monitoria.

Desde então, continuo uma série de jornadas junto à professora Miriam como monitora de disciplina, bolsista de extensão: “Ela sempre foi uma professora muita ativa, que incentivava o tripé ensino, pesquisa e extensão e vi o impacto desses projetos de extensão para a população”.

Para Elayne o que a inspira na professora é seu entusiasmo pelo Sistema Único de Saúde (SUS): “Além disso, ela é mulher, enfermeira, cientista e professora, que são classes que precisam ser valorizadas e ela lida com isso com muita resiliência”. Hoje, mesmo depois de formada, elas estão juntas novamente. Elayne está como Enfermeira residente em Saúde da família e Comunidade, na Unidade Saúde da Família Santa Fé, pela Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas, onde a professora Miriam  é uma das facilitadoras.

“É muito bom manter esse vínculo, continuar com essas pessoas que nos inspiram, inspiram a ser profissionais melhores, pessoas melhores, acreditar no Sistema Único de Saúde, na Educação. Sou muito grata a todos os professores que eu tive. Sou uma grande fã da Miriam e espero que a gente continue essa jornada juntas”, finaliza Elayne.

Professor Warley Gramacho

No final do mês de setembro, o professor Warley conseguiu a aprovação, junto ao Finep, de um recurso para o Labtec. Quando o professor chegou no laboratório contando a novidade,  Guilherme Brandt, aluno de Ciências da Computação, que trabalha no laboratório com Warley, encheu o olho de água e falou que admirava a batalha dele pelo laboratório e que participar daquela seção tinha transformado a vida dele.

Guilherme conta que quando soube da existência do laboratório, que surgiu na época da pandemia com a necessidade de desenvolver produtos com as impressoras 3D, ficou interessado; afinal, ela tinha uma em casa. Pedi ao Warley para trabalhar com ele, ele topou. “Foi uma das melhores coisas que aconteceu nessa faculdade, poder trabalhar com o Warley e nesse laboratório. Ele é um professor que olha a gente olho no olho, é diferente, enxerga a gente como uma pessoa, entende as nossas dificuldades, ajuda em nossos projetos. Me sinto muito valorizado”, explica Guilherme emocionado.

Guilherme conta que vê o aprendizado como uma coisa mútua, nunca é algo “eu sou quem sabe e você vai aprender só comigo”: “Vi Warley estudando, se empenhando, ele não sabia muito sobre impressora 3D quando o projeto começou e correu atrás para aprender, estamos todos aprendendo juntos. Ele corta nossas asas quando estamos com algumas ideias inexecutáveis. O professor Warley é um dos professores que me incentiva a voltar pra cá; quero fazer mestrado e voltar para UFT para trabalhar junto com ele”.

Professor Sérgio Morales

Jonatas Pereira Passos, acadêmico do curso de Engenharia de Alimentos, fala que o professor Sérgio é uma referência de admiração recente no curso que, pra ele, possui excelentes profissionais. O que chamou sua atenção no professor foi o simples fato de fazer uma pergunta: Qual área vocês têm maior afinidade dentro da Engenharia de Alimentos?

“Tal pergunta foi tão importante, pois serviu como um teste vocacional profissional. Me permitiu ter um noção de onde eu poderia atuar como engenheiro de alimentos, numa área da qual nós temos mais afinidade”, lembra Jonatas. Outro ponto que ele lembra é que durante as aulas, sempre que pertinente, o professor Sérgio costumava levar instrumentos que possibilitavam uma maior imersão no conteúdo, tornando o aprendizado algo mais tangível.

“Por mais que as aulas ministradas pelo professor Sérgio sejam teóricas, o seu método de ensino e dedicação possibilitam um vislumbre da área industrial que o curso de Engenharia de Alimentos permite atuar. Ele é um exemplo de profissional, assim como diversos outros professores do curso, digo isso pois toda vez que participo de suas aulas,  tenho a certeza que eu escolhi o curso certo”, afirma Jonatas.

Professora Adriana Demite

Para a egressa do Câmpus de Arraias e hoje professora do município e professora substituta na UFT, Petila Nery Leão, ser professor é muito mais que ensinar, é acolher, é instruir, apresentar caminhos e possibilidades. Durante os anos em que esteve como discente na instituição, ela teve muitos professores; mas uma, em especial, marcou sua vida. “Ela era insistente, corria atrás de mim o tempo todo como se fosse alguém que quisesse me entregar algo precioso”, conta Petila sobre a professora Adriana Demite.

“Nas semanas que eu não comparecia às aulas, recebia sempre um e-mail dela atrás de mim, seguido de seus incontáveis textos e atividades. Eu, uma jovem menina, vislumbrada pelo primeiro emprego, tinha tão pouco tempo e maturidade para me dedicar aos estudos, mas ela não desistia de mim”, relata a então aluna.

No início, Petila pensava que aquela professora era muito insistente: “Eu sempre chegava em suas aulas cansada de um longo dia de trabalho, mas aquela voz bem alta me ensinava coisas que ninguém imaginava. Uma certa aula, trabalhamos a música da Adele - Someone Like You. Que aula, senhores! Que aula! Graças a Deus ela não se cansou de insistir naquela jovem e imatura menina”.

Foi aquela insistência que me levou à formatura, onde Adriana estava sorridente, feliz e me abraçou dizendo que tudo deu certo! E como deu!  Após a formatura, Petila começou a exercer a docência: “Levei na minha mala tudo aquilo que havia aprendido com aquela mulher, a obra de Graciliano Ramos - Vidas Secas, a música da Adele - Someone Like You, os diversos filmes, muitos textos, os diversos caminhos e possibilidades que ela havia me ensinado a enxergar, e, sobretudo a não ser uma professora medíocre”.

Hoje, a egressa lembra de Adriana Demite com admiração e gratidão e, por causa dela, também não desiste dos seus alunos, assim como Adriana não desistiu dela!

registrado em:
marcador(es): Professores,Home
Fim do conteúdo da página