Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Doutoranda da UFT apresenta tese sobre o Jalapão na Universidade de Coimbra
Início do conteúdo da página
Produção Científica

Doutoranda da UFT apresenta tese sobre o Jalapão na Universidade de Coimbra

Written by Glenda Barros | Revisão: Paulo Aires | Published: Friday, 07 October 2022 14:19 | Last Updated: Friday, 07 October 2022 18:00

Aluna do PPGCiamb apresenta tese em universidade portuguesa

No dia 06 de outubro, Maria Antônia de Souza, aluna do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Ambiente (PGCiamb), apresentou sua tese de doutorado na Universidade de Coimbra. A exposição ocorreu durante o evento online em comemoração ao Dia Internacional da Geodiversidade do Centro de Estudos de Geografia e Ordenamento do Território.

''Foi importante apresentar minha pesquisa num evento internacional'', pontua a pesquisadora. ''Mostrar que estamos conectados com o mundo, com pesquisas que são realizadas em outros países. Essa troca de conhecimento entre as universidades é de extrema importância''.  

Orgulhosa, ela acrescenta que se sentiu muito bem com a recepção que a sua tese teve entre o público. ''Minha tese sobre o Jalapão foi bastante elogiada pelos presentes e fui parabenizada pelo meu trabalho com as comunidades tradicionais'', destaca.

A Tese

Com o título ''Sobreposição de unidade de conservação às terras ocupadas por remanescentes de quilombos: conflitos ambientais e turismo no Parque Estadual do Jalapão (PEJ)'', a pesquisadora se propôs a analisar os conflitos socioambientais existentes na região levando em consideração os aspectos físicos e as dinâmicas sociais. Seu  trabalho foi orientado pelo professor Héber Rogério Grácio (PPGCiamb) e coorientado por Airton Cardoso Cançado, docente do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR).

''Os resultados apontam os conflitos ambientais e a luta das comunidades pela manutenção de suas terras e seu território em uma unidade de conservação de proteção integral que incentiva o turismo, porém, contraditoriamente, não admite a permanência das comunidades tradicionais. Com a situação fundiária ainda não regularizada, o poder público iniciou um processo de concessão dos serviços turísticos à iniciativa privada, sem considerar, novamente, a realidade do território. Como resultado, agravou-se o conflito ambiental entre o governo, comunidades quilombolas e empresários do trade turístico'', indica Maria Antônia no resumo de sua tese. 

Trabalho Científico

Maria Antônia Valadares desenvolve pesquisas a respeito da região do Jalapão há alguns anos. Publicou artigos e produziu teses sobre a questão dos impactos socioambientais do turismo no Tocantins. Confira os trabalhos a seguir e conheça outros aspectos e consequências dessa atividade econômica.

O Turismo de Base Comunitária no Território da Cidadania do Jalapão (TO): Experiências das Comunidades Quilombolas Prata e Mumbuca

Conflito Socioambiental do Turismo no Parque Estadual do Jalapão - TO;

Território da Cidadania do Jalapão: Resgate Histórico e Desafios

PPGCiamb

Recentemente, o Programa de Pós-Graduação em Ciências do Ambiente da Universidade Federal do Tocantins foi avaliado com nota 5 pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). 

''O programa completará vinte anos em 2023 e esta nota simboliza o seu amadurecimento, a qualidade das dissertações e teses produzidas, o incremento da produção científica, bem como o estreitamento de parcerias nacionais e internacionais através de projetos de pesquisa e extensão. Tudo isso demonstra o nosso esforço em valorizar estudos sobre a relação entre a nossa sociedade e a natureza e as relações socioambientais'', relata a coordenadora do PPGCiamb, Kellen Lagares.

 

registrado em:
marcador(es): Propesq,Home,PPGCiamb
Fim do conteúdo da página