Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Visita técnica à TV Anhanguera gera expectativas nos estudantes de jornalismo da UFT
Início do conteúdo da página
SÉRIE CALANGO & FOCA

Visita técnica à TV Anhanguera gera expectativas nos estudantes de jornalismo da UFT

Written by Por Gael Moraes e Jamille Furtado* sob orientação do prof. Marco Túlio Câmara | Fotos: Gael Moraes | Published: Wednesday, 14 September 2022 13:30 | Last Updated: Wednesday, 14 September 2022 13:42

Na última segunda-feira (05) a turma do primeiro período do curso de bacharel em jornalismo da Universidade Federal do Tocantins (UFT), visitou a sede da TV Anhanguera (Grupo Jaime Câmara), em Palmas, no Tocantins.

A visita foi supervisionada pelo professor da matéria de introdução ao jornalismo, Marco Tulio Pena Câmara. Os calouros entrevistaram alguns membros da afiliada e coletaram material para produção de uma matéria.

Professor Marco Tulio Câmara passa instruções básicas sobre a visita técnica  

Aproximadamente 40 alunos do curso de jornalismo da UFT tiveram a oportunidade de participar de uma manhã nos bastidores de um telejornal. Durante a manhã, os estudantes puderam entrevistar os membros responsáveis por alguns setores do Grupo Jaime Câmara.

Um dos entrevistados foi o aluno do 8° período de jornalismo e também estagiário da rádio CBN, Marcelo Rodrigues. 

Estagiário da Tv Anhanguera relatando como é o seu dia-a-dia por trás das câmeras Estagiário da Tv Anhanguera relatando como é o seu dia-a-dia por trás das câmeras  

Marcelo é responsável pelo site CBN do Tocantins. Sua principal função é criar o lead do site e gravar notas da rádio.

Para ele, trabalhar na rádio sempre foi um sonho e está nos seus planos seguir essa carreira. "É importante desde o primeiro período vocês estudantes de jornalismo fazerem esse discernimento de carreira. Eu por exemplo quando entrei no curso já sabia que eu queria atuar na rádio". Ressaltou Marcelo Rodrigues. E continua, "é claro que eu ainda preciso amadurecer muito, passar por vários processos, mas pretendo sim seguir essa carreira", disse Marcelo. 

Os calouros de jornalismo tiveram a oportunidade de visitar o espaço onde são fabricados os jornais impressos. Sendo uma área pouco explorada nos dias atuais, os estudantes demonstraram bastante interesse em conhecer o setor. Em todo o Brasil, o Tocantins é o estado que possui a máquina mais antiga de fazer jornal físico do país.  

João Maciel explicando como manusear máquina de impressão de jornais impressosJoão Maciel explicando como manusear máquina de impressão de jornais impressos

João Maciel, que é o responsável por manusear o instrumento de impressão, falou um pouco sobre a história do equipamento. " Essa máquina é de 1970 e é a única que existe no Brasil, antes eram produzidos mais de 37 mil jornais por dia, hoje somente cerca de 7 mil. Eu senti a escassez do jornal impresso devido ao surgimento do jornal online, caiu a tiragem e foi diminuindo a demanda, alguns colegas foram desligados da emissora devido a baixa procura pelo material", esclareceu João

Outro entrevistado foi o apresentador e editor-chefe Thiago Rogeh. O editor fez uma breve retrospectiva de sua trajetória e relembrou como foi a sensação de apresentar o jornal nacional.

"Eu tinha apenas dois materiais de portfólio que eu havia feito na faculdade e aí eu comecei a mandar vídeos para todo o Brasil. Nesse percurso surgiu uma oportunidade em Araras, no interior de São Paulo. Era uma TV pequena mas eu abracei a oportunidade e fui", disse o apresentador.

O editor-chefe relembra como foi a sensação de representar o Tocantins apresentando o especial de 50 anos do jornal nacional. "Foi incrível! Eu já tive alguns marcos na minha carreira, mas realmente não passava nos meus sonhos apresentar o jornal nacional, e aí quando eu soube eu não acreditei". Declarou Thiago.  

Editor-chefe da Tv Anhanguera respondendo as dúvidas dos estudantes

"A gente sempre vai se deparar com casos que vão nos chocar, no entanto, é necessário criar uma casca grossa para conseguir lidar com tais acontecimentos. Não é fácil, é impossível não se sentir tocado com tantos crimes e barbaridades, mas você tem que saber separar o que você deixa no trabalho e o que você leva pra casa". Enfatizou Thiago.

Seguindo para a parte final da sua entrevista, Thiago conta como é ser uma figura pública e como ele age diante da pressão sobre ele. "No início da minha carreira isso era mais latente, eu sentia que eu precisava provar alguma coisa, sabe? Antigamente eu acho que existia essa pressão, mas hoje eu não sinto mais essa cobrança absurda de que eu tenha que ser um modelo para as pessoas. Eu tenho que ser uma pessoa normal", finalizou.  

______________________________________
* Matéria produzida por estudantes do primeiro período de Jornalismo da UFT para a disciplina de Introdução ao Jornalismo | Reunimos as produções desses alunos do semestre letivo 2022/2 na série "Calango & FOCA", que pode ser encontrada em www.uft.edu.br/jornalismo buscando por #calangoefoca.

registrado em:
marcador(es): Práticas de Ensino
Fim do conteúdo da página