Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Coordenação do PPGPV visita instituições europeias em missão científica
Início do conteúdo da página
INTERNACIONALIZAÇÃO

Coordenação do PPGPV visita instituições europeias em missão científica

Written by Samuel Lima, com informações da coordenação do PPGPV | Published: Monday, 07 February 2022 11:21 | Last Updated: Monday, 07 February 2022 15:38

Palestra ministrada pelo professor Renato Sarmento na Universidade de Lisboa, Portugal (Foto: Divulgação)Palestra ministrada pelo professor Renato Sarmento na Universidade de Lisboa, Portugal (Foto: Divulgação)Com o objetivo de consolidar ações de internacionalização do Programa de Pós-Graduação em Produção Vegetal (PPGPV), do Câmpus de Gurupi, deu-se início - ainda em novembro do ano passado - à uma missão científica internacional, com visitação a universidades europeias. A missão é financiada pelo Programa Nacional de Cooperação Acadêmica na Amazônia, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Procad-Amazônia/Capes), que tem como um dos objetivos ampliar a internacionalização das universidades localizadas na região Norte do Brasil. De acordo com o coordenador do PPGPV, professor Renato Sarmento, a missão ainda está em curso.

Portugal

Palestra ministrada pelo professor Renato Sarmento na Universidade de Lisboa, Portugal (Foto: Divulgação)Palestra ministrada pelo professor Renato Sarmento na Universidade de Lisboa, Portugal (Foto: Divulgação)Uma das visitas da missão foi na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, Portugal. Sarmento foi recepcionado pelo professor Carlos Gravato, que é o investigador coordenador do Laboratório Human and Environmental Health (HuEHL). O Laboratório faz parte do polo Centro de Estudos do Ambiente e do Mar (Cesam-Ciências) da faculdade, que tem a sua sede na Universidade de Aveiro. De acordo com o professor Sarmento, "esta missão científica faz parte do planejamento estratégico do PPGPV para a consolidação e ampliação do processo de internacionalização em que o Programa está trabalhando a algum tempo. Além dos trabalhos que já se encontram em andamento entre as duas instituições, outros dois projetos serão iniciados a partir de Junho de 2022, com a chegada de dois estudantes de Doutorado da UFT à UL para o período 'sanduíche'.", destaca. Ainda segundo ele, do lado português, o professor Gravato irá realizar uma missão científica em maio de 2022, junto ao PPGPV para ministrar - de forma presencial - a disciplina Biomarkers in Ecotoxicology, além de supervisionar 'in loco' os projetos em andamento entre as duas instituições.

"Esta missão também abriu a possibilidade de receber em 2022 na UFT um pesquisador visitante do exterior proveniente do Cesam e, no sentido inverso, dois (2) doutorados sanduíches da UFT, com missão marcada em junho de 2022, com as suas permanências na FCUL de três e 12 meses, respectivamente", ressalta o coordenador. Para além das metas já alcançadas, Sarmento informa que os alunos de graduação e pós-graduação da Universidade de Lisboa manifestaram o seu desejo de fazer parte das suas teses ou projetos na UFT recorrendo ao programa Erasmus. "No futuro, seria desejável uma parceria entre as instituições e financiamento do programa Erasmus Mundus que possibilitasse a estes alunos bolsas de curta duração (três a nove meses)", afirma o professor Carlos Gravato.

Renato Sarmento, Dayara Vieira Silva e Jose Luis de Araus Ortega (da E p/ D) - Foto: DivulgaçãoRenato Sarmento, Dayara Vieira Silva e Jose Luis de Araus Ortega (da E p/ D) - Foto: DivulgaçãoEspanha

Além de Portugal, outros dois centros internacionais de ensino e pesquisa foram visitados pelo coordenador Renato Sarmento na Espanha. Uma das instituições foi a Universidade de Barcelona, onde a aluna do PPGPV, Dayara Vieira Silva, está realizando o doutorado 'Sanduíche'. Dayara desenvolve seu trabalho de tese junto ao grupo de pesquisas “Ecofisiologia de cultivos”, coordenado pelo professor Jose Luis de Araus Ortega, na Universidade de Barcelona.

Professores Renato Sarmento e Marta da Silva Lopes (Foto: Divulgação)Professores Renato Sarmento e Marta da Silva Lopes (Foto: Divulgação)Segundo Sarmento, a outra instituição visitada na Espanha foi o Institute of Agrifood Research and Technology-IRTA, localizado na cidade de Lleida. De acordo com o coordenador do PPGPV, o instituto equivale à Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). "Na ocasião, uma importante parceria foi estabelecida com a Dr.ª Marta da Silva Lopes, pesquisadora sênior responsável pelo centro de horticultura do referido instituto". Durante a visita, professor Sarmento fez uma apresentação mais ampla da UFT, incluindo sua vocação por estar cravada em uma fronteira agrícola mundial, o PPGPV, bem como suas intenções de ampliação do processo de internacionalização. Ao final da visita, o PPGPV e a UFT foram convidados a enviar alunos para intercâmbio, com possibilidade de bolsa paga pelo instituto IRTA. "Estamos conseguindo consolidar as ações de internacionalização que já temos, mas, sobretudo, ampliar essas ações para outros países e centros de pesquisas, com os quais, a UFT ainda não possuía nenhum protocolo de intenções assinado. Dessa forma, esta missão consolida um grande passo para a ampliação do processo de internacionalização do PPG-PV e da UFT", enfatiza Renato Sarmento.

registrado em:
marcador(es): Home,PPGPV
Fim do conteúdo da página