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Profsaúde

Prorrogadas as inscrições para o Mestrado Profissional em Saúde da Família

Written by Joice Danielle Nascimento | Revisão: Paulo Aires | Supervisão: Gihane Scaravonatti | Published: Wednesday, 02 February 2022 16:54 | Last Updated: Thursday, 03 March 2022 09:10

Os profissionais das áreas de Enfermagem, Medicina e Odontologia terão mais tempo para realizar as inscrições para o Mestrado Profissional em Saúde da Família. As inscrições para o processo seletivo foram prorrogadas até 14 de março de 2022 . O Mestrado, oferecido através do PROFSAUDE - Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Saúde da Família, é coordenado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e conta com a retaguarda do Sistema Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde (UNA-SUS). A Universidade Federal do Tocantins (UFT), que é uma das 26 instituições públicas de ensino superior que formam a rede nacional que oferece o curso, está disponibilizando  8 vagas para os profissionais que atuam em uma das três áreas contempladas.   

Quem pode participar do processo seletivo 

Podem participar do processo de seleção, candidatos que possuam diploma de curso superior em Medicina, Enfermagem ou Odontologia reconhecidos pelo MEC e que tenham registro no respectivo  Conselho Regional e Federal. Além disso, os interessados também devem atender a um dos seguintes requisitos: ser docente da graduação e/ou residência em Medicina da Família e Comunidade ou residência multiprofissional em Saúde da Família de instituições públicas de ensino superior; ser preceptor e/ou tutor de residências multiprofissionais e/ou graduação em uma das três áreas  em instituições públicas de ensino superior, ou ainda, ser profissional com atuação na Atenção Básica, nas equipes de saúde da Estratégia de Saúde da Família e na gestão no âmbito do SUS. 

Como realizar as inscrições

As inscrições são gratuitas e seguem um modelo específico. Para concorrer às 8 vagas oferecidas pela UFT, os candidatos devem preencher o formulário de inscrição disponível no edital, e enviar pelos Correios, via Sedex 10 para o endereço: Quadra 109 Norte, Av. NS 15, ALCNO-14, Protocolo da Reitoria - Bloco IV, sala 5, térreo. Plano Diretor Norte/ 77001-090 Palmas/TO. Os candidatos também devem enviar juntamente com o formulário os seguintes documentos: uma foto 3x4 atualizada, cópias da carteira de identidade e CPF, cópia da carteira do CRM/CFM, COREN/COFEN e CRO/CFO (frente e verso) ou documento que comprove a inscrição regular no específico conselho profissional, currículo Lattes atualizado e cópia do diploma de graduação. 

Também é necessário enviar o Histórico escolar da graduação, cópia da comprovação de proficiência em inglês, caso possua (o candidato que não possuir este documento, pode comprovar a proficiência na primeira etapa do processo seletivo, por meio de uma prova online de inglês), declaração do gestor da instância do SUS correspondente à atuação profissional e/ou coordenador  do curso de graduação ou  residência médica, comprovando o vínculo empregatício do candidato, o tempo na instituição e o cargo que ocupa na gestão, assistência ou ensino, dando ciência da participação do candidato no processo seletivo e da necessidade da liberação do mesmo para as atividades do mestrado. Os candidatos devem enviar ainda a proposta preliminar de trabalho e a carta de intenção, escrita em no máximo duas páginas. Toda documentação exigida deve ser enviada dentro do prazo de inscrição. Nas localidades onde o serviço de SEDEX 10 não estiver disponível, os candidatos devem enviar os documentos via SEDEX  com a data de postagem até 14 de março.  

Etapas do processo seletivo

A documentação fornecida pelos candidatos  será analisada  pela Coordenação Acadêmica Institucional, que emitirá o parecer de deferimento ou indeferimento das inscrições. O resultado das inscrições deferidas será divulgado no dia 24 de março e os candidatos que tiverem as inscrições aceitas, seguem para as etapas de seleção. O processo seletivo terá quatro etapas, e em cada uma delas os candidatos receberão uma nota na escala de 0 a 10.  A primeira etapa é eliminatória e consiste em uma prova de inglês que será aplicada no dia 11 de abril de 2022. A prova será online e vai avaliar a capacidade de leitura e interpretação do candidato. A nota mínima para a aprovação nesta etapa é 6,0 .

A segunda etapa é de cunho eliminatório e classificatório e terá peso dois. Esta fase consiste na análise do currículo Lattes  do candidato e dos documentos comprobatórios. A nota mínima para a aprovação nesta fase é 2,0 e serão classificados para a próxima etapa os 32 candidatos mais bem colocados. O resultado da análise curricular será divulgado no dia 03 de maio. Já a terceira etapa é classificatória e será dividida entre a análise da proposta preliminar de trabalho e da carta de intenção. Ambas terão peso 02 e serão classificados para a próxima etapa os 24 candidatos melhores posicionados.  O resultado desta etapa será divulgado no dia 23 de maio

A quarta e última etapa também é classificatória e consiste em uma prova oral baseada na carta de intenção, na proposta preliminar de trabalho e na compreensão dos conceitos primordiais referentes à atenção, à educação e à gestão na Atenção Primária e na Saúde da Família. A avaliação será aplicada via meio eletrônico entre os dias 06 e 13 de junho. Nesta etapa do processo seletivo serão considerados os seguintes critérios: capacidade de argumentação e coerência, além da análise da experiência na docência, preceptoria e no trabalho no âmbito da atenção primária e na Saúde da Família. O peso desta fase é igual a 4 e o resultado será publicado no dia 23 de junho.

  O resultado final do processo seletivo será divulgado no dia 07 de julho de 2022 e os candidatos aprovados devem realizar as matrículas entre os dias 08 de julho e 08 de agosto de 2022. As aulas se iniciam no dia 15 de agosto e serão ministradas no modelo semipresencial. É importante ressaltar que, por se tratar de um processo seletivo que envolve várias instituições, os candidatos devem ficar atentos às especificidades do processo de seleção. Em caso de dúvidas, os candidatos podem entrar em contato com a Coordenação Acadêmica Institucional pelo e-mail This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.. Para ter acesso a mais informações sobre o processo seletivo e ao formulário de inscrição, consulte o edital. O novo cronograma do processo seletivo pode ser acessado aqui.         

  

        

  

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