Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Em parceria com Atobio, grupo de pesquisa BeeTech lança Guia Ilustrado das Abelhas Nativas
Início do conteúdo da página
online e gratuito

Em parceria com Atobio, grupo de pesquisa BeeTech lança Guia Ilustrado das Abelhas Nativas

Written by Gihane Scaravonatti | Published: Thursday, 30 September 2021 15:35 | Last Updated: Wednesday, 06 October 2021 16:56

O grupo de pesquisa BeeTech lançou - em parceria com a Associação Tocantinense dos Biólogos (Atobio) - o Guia Ilustrado Abelhas Nativas do Tocantins. O material - que teve fomento do Conselho Regional de Biologia (CRBio-04) - foi idealizado para facilitar o reconhecimento das espécies mais comuns no Estado. A obra já está disponível e de forma gratuita: clique aqui para acessá-la. 

O catálogo é uma iniciativa inédita no Tocantins: "É um marco na nossa meliponicultura: trata-se do primeiro trabalho público, no Estado, de divulgação e defesa das abelhas", destaca Waldesse Piragé, coordenador do BeeTech.

Sobre as abelhas nativas sem ferrão

As denominadas Abelhas sem Ferrão (AsF) constituem por volta de 600 espécies no mundo. Dessas, cerca da metade encontra-se em território brasileiro. As AsF são abelhas cujo ferrão é atrofiado, não podendo, portanto, utilizá-lo para se defenderem. No entanto, essas espécies possuem outros mecanismos de defesa: algumas mordiscam, enroscam-se em pelos e cabelos, liberam substâncias viscosas, entre outras estratégias.

O Guia traz 24 espécies encontradas no Tocantins, que podem ser avistadas facilmente nos biomas do Estado. Baixe o material, gratuito, e conheça mais sobre as abelhas nativas tocantinenses. 

registrado em:
Fim do conteúdo da página