Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Concurso para estudantes do Ensino Básico selecionará foto de capa para Guia sobre Abelhas
Início do conteúdo da página
BeeTech UFT

Concurso para estudantes do Ensino Básico selecionará foto de capa para Guia sobre Abelhas

Written by Gihane Scaravonatti | Published: Tuesday, 11 May 2021 16:05 | Last Updated: Tuesday, 11 May 2021 17:38

Estão abertas, até o dia 28 de maio, as inscrições para o concurso da fotografia que irá compor a capa do Guia de Bolso Ilustrado de Abelhas Nativas do Tocantins. A iniciativa é voltada para estudantes da Educação Básica, matriculados na rede pública ou particular de ensino do Tocantins. Para participar, o estudante deve enviar uma fotografia inédita de quaisquer espécies de abelhas nativas do Estado, em seu ambiente ou em atividade natural. 

Os estudantes podem participar com quantas imagens quiserem, em fotos feitas com celulares ou câmeras digitais de qualquer tipo. O resultado será divulgado no dia 5 de junho - como parte das comemorações do Dia Mundial do Meio Ambiente.

Sobre os organizadores do concurso

A iniciativa é da Associação dos Biólogos Tocantinenses (ATOBio), em parceria com a Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc) e a Universidade Federal do Tocantins (UFT) - esta, por meio de seu grupo de pesquisa BeeTech, vinculado ao Laboratório de Biotecnologia, no Câmpus de Palmas, e que desenvolve um trabalho inédito de mapeamento e identificação de abelhas nativas do Tocantins. 

Sobre as inscrições e a seleção 

As inscrições ocorrem exclusivamente pelo e-mail: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.. Junto da(s) fotografia(s), o participante deverá enviar, preenchidos e assinados, o Formulário de Cessão de Uso da Imagem e a Ficha de Inscrição - ambos os documentos disponibilizados no Edital. Para conhecer todos os critérios de participação, acesse o Edital, clicando aqui

A seleção da imagem premiada, que ilustrará a capa do Guia de Bolso de Abelhas Nativas do Tocantins, será feita por comissão técnica, composta por membros da ATOBio, Seduc, BeeTech UFT e fotógrafos parceiros da iniciativa. 

Espécies que comporão o Guia de Abelhas Nativas

As espécies de abelhas nativas que comporão o Guia são conhecidas, no Tocantins, pelos seguintes nomes populares: boca-de-renda, boca-de-sapo, boca-de-vidro, borá, feiticeira, iraí, irapuá, irapuá-amarela/vermelha, jataí, jataí-da-terra, lambe-olhos, limão, marmelada, mocinha-preta, olho-de-vidro, sanharão, tataíra, tiúba, tubi-brava, tubi-mansa, uruçu-amarela, uruçu-da-terra e chupé. Saiba mais sobre as espécies nativas por meio da página do BeeTech UFT no Instagram e canal do grupo de pesquisa no Youtube

Conhece um(a) estudante do ensino Fundamental ou Médio que gostaria de participar do concurso? Ajude a divulgar esta oportunidade! 

 

 

 

Fim do conteúdo da página