Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > I Seminário sobre os ODS e da Agenda 2030 ocorre na próxima semana
Início do conteúdo da página
evento

I Seminário sobre os ODS e da Agenda 2030 ocorre na próxima semana

Written by Daniel dos Santos | Published: Wednesday, 14 April 2021 16:43 | Last Updated: Monday, 19 April 2021 17:01

Na terça-feira (20), às 14h, será realizado o I Seminário dos ODS e da Agenda 2030 na UFT: Um diálogo possível. Trata-se de articulação com várias universidades e municípios para ações a partir do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da UFT. O evento será transmitido pelo canal oficial da UFT no YouTube. Veja a programação completa ao fim da matéria.

Segundo a pró-reitora de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários, Maria Santana, essa é a primeira iniciativa abrangente para debater na universidade como um todo o papel de trabalhar com as ODS. O público-alvo são os coordenadores de pós-graduação, de núcleos, observatórios e institutos. "Será uma oportunidade rica de apresentar suas experiências, um momento de muita práticas junto às ODS."

Link de inscrição: https://forms.gle/XY45cCGckDJCkRFS7

 

O que são os ODS?

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) são uma agenda mundial adotada durante a Cúpula das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável em setembro de 2015 composta por 17 objetivos e 169 metas a serem atingidos até 2030.

Nesta agenda estão previstas ações mundiais nas áreas de erradicação da pobreza, segurança alimentar, agricultura, saúde, educação, igualdade de gênero, redução das desigualdades, energia, água e saneamento, padrões sustentáveis de produção e de consumo, mudança do clima, cidades sustentáveis, proteção e uso sustentável dos oceanos e dos ecossistemas terrestres, crescimento econômico inclusivo, infraestrutura, industrialização, entre outros.

Os temas podem ser divididos em quatro dimensões principais: Social; Ambiental; Econômica; e Institucional.

Para mais detalhes, acesse aqui.

 

Programas Integradores

Na ocasião também serão lançados os programas integradores: UFT sem muros e Inovatec na Pós-graduação. Ambos partem deste entendimento da responsabilidade social pela Universidade.

O Programa Integrador da Pós-Graduação (Inovatec) é articulado pela Propesq com a Proex, Proest e Prograd. O objetivo promover condições de desenvolvimento para uso, criação, aplicação e gestão da inovação, transferência e empreendedorismo nos cursos de graduação e pós-graduação da UFT

O Inovatec é composto por três projetos:
Iniciação a docência no Ensino Superior;
Ensino 4.0 e extensão/ODS na pós-graduação;
E editais pela Diretoria de Pesquisa.

O UFT sem muros tem como principal objetivo compreender a importância da UFT para a sociedade tocantinense através das ações de ensino, pesquisa e extensão e os impactos gerados através destas ações e das tessituras criadas a partir dessa ponte. Esse programa está ancorado no Desafio 04 do PDI 2021 a 2025 que é o Reconhecimento Social. Compõem nessa estrutura de rede os seguintes projetos integradores: Projeto integrador Trilhas Tocantinense; Projeto integrador Ensino 4.0 e Extensão/ODS na Pós-graduação; Projeto integrador Orbita.

 

Programação

I Seminário sobre os ODS e da Agenda 2030 na UFT: Um diálogo possível

DATA: 20/4
Horário: 14h às 17h
Abertura: Reitor Prof. Dr Luís Eduardo Bovolato – 10min
Lançamento dos Programas Integradores: UFT sem muros e Inovatec na Pós-graduação – 25 min
Palestrante 1: Representante ODS Brasil (40min) Patrícia Miranda Menezes – 40 min
Palestrante 2: Apresentação das ações da UFT – Joao Bazolli – 20 min
Roda de conversa virtual: Gestores, Coordenadores da Pós-Graduação, representantes de Núcleos, Institutos e Observatórios – 30 min
Objetivo: Apresentar a importância dos ODS e seus impactos no desenvolvimento regional capacitando a gestão e coordenadores e professores da PG da UFT.

DATA: 22/4
Horário: 14h às 17h
Palestrante 1: Representante da UFSM ((30min)
Palestrante 2: Pollyana Dutra, Deputada Estadual da Paraíba e ex prefeita de Pombal (30min)
Palestrante 3: Prof. Dr. Thiago Hehre Galvão Representante da Universidade de Brasília (30min)
Roda de conversa virtual: Gestores e Coordenadores da Pós-Graduação, representantes de Núcleos, Institutos e Observatórios.
Objetivo: Socializar práticas e experiências exitosas e inovadoras na pós-graduação.

registrado em:
marcador(es): Reitoria,Proex,Propesq,Home
Fim do conteúdo da página