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EXTENSÃO

Projeto AEE-Renafor inova e aposta na qualificação de tutores para melhor mediação em formação de professores

Written by Neuracy Viana (AEE) | Edição: Samuel Lima (Sucom) | Published: Friday, 12 February 2021 16:31 | Last Updated: Friday, 12 February 2021 17:15

Além de atuarem como formadores, os 30 tutores do curso em AEE estão participando de formação em mentoria, uma iniciativa inovadora nessa modalidade de curso

Com o objetivo de oportunizar aos 30 tutores do Curso de Extensão em Atendimento Educacional Especializado (AEE) com foco nas Deficiências Intelectual e Múltipla Sensorial a possibilidade de uma melhor mediação junto aos cursistas, a coordenação e equipe pedagógica do Projeto AEE, desenvolvimento pela Universidade Federal do Tocantins (UFT), em parceria com a Secretaria Estadual de Educação, Juventude e Esporte (Seduc), e Ministério da Educação (MEC), incluíram na proposta original a formação de tutores enquanto mentoria.

Assim, além do aprofundamento do conteúdo com o qual irão trabalhar, garantindo uma maior segurança para a realização das mediações, os tutores receberão certificação concedida pela UFT ao final da formação, que tem carga horária de 90h e, como o curso AEE, tem duração de seis meses.

Segundo a professora Kátia Rose Pinho, coordenadora geral do projeto, a formação de tutores tem o objetivo de proporcionar conhecimento específicos sobre a temática trabalhada no curso em AEE, considerando a necessidade de ampliar os conhecimentos e muni-los de estratégias motivadoras para que possam realizar a tutoria junto aos professores. “O processo avaliativo contínuo mostrará os resultados dessa mentoria através do desempenho dos cursistas sob a responsabilidade dos tutores”, disse, complementando que os conteúdos pedagógicos a serem vivenciados e assimilados pelos professores do AEE e da sala de recursos multifuncionais das escolas públicas, durante o período de seis meses (janeiro-junho/2021), receberão os questionamentos e dúvidas dos tutores inicialmente e desdobrados pela equipe pedagógica de tal modo que estes possam responder prontamente aos questionamentos durante os eventos síncronos que acontecerão de acordo com o cronograma elaborado pelos tutores.

O professor George França, que também é vice-coordenador e atua na supervisão do projeto, destaca que o projeto tem 750 alunos e que, para tanto, foi necessário contar com uma equipe de 30 tutores, que são vinculados à rede pública municipal e estadual. Ainda conforme França, o curso de mentoria foi desenvolvido para fortalecer o processo de aprendizagem, algo, de acordo com ele, talvez inédito, dentro deste tipo de modalidade de curso. “O Tocantins, por meio deste projeto, é o primeiro a organizar uma formação de tutores com essas características, ou seja, o projeto apresenta dois cursos consolidados, fortalecendo ainda mais a ação da educação especial nas escolas”, frisou.

A professora Zaíra de Oliveira, responsável pela consolidação da ideia do projeto e integrante da equipe pedagógica e de desenvolvimento de conteúdo, juntamente com as professoras Paola Regina Bruno e Simone Arruda, explica que a proposta dessa formação surgiu como uma demanda do curso em AEE, e a partir de então foi construída uma metodologia em que a equipe pedagógica trabalha os temas com os tutores antes de publicar na plataforma EaD para os cursistas. “Os tutores, nesse curso, têm o papel de mediador, mas um mediador qualificado, que não trabalha só com o operacional, mas que, também, faz a mediação de aproveitamento de conteúdo, e compreensão, por parte dos cursistas, em relação aos objetos de aprendizagem que estamos publicando na plataforma”, disse citando que o grupo é muito qualificado.

Experiência

Nádia Borges atua como tutora e coordenadora de cursos de EaD em nível de graduação e especialização Lato Sensu desde 2012 e agora integra a equipe de tutores do Projeto AEE. Para ela, a UFT, a Seduc e o MEC inovaram na organização e promoção do curso de aperfeiçoamento para qualificação dos professores da educação especial e professores em geral, construindo um projeto de forma que coordenadores, professores, tutores e equipe técnica e administrativa participem integralmente e de forma colaborativa na construção de cada pré-módulo, módulo e pós-módulo.

“Nós, como tutores, não recebemos apenas uma apostila com questões acertivas para apenas corrigir fóruns ou questionários dos nossos alunos”, disse, informando que os tutores têm sido convidados a participar da construção das atividades propostas aos alunos e encorajados a organizar momentos de interação com as turmas, em tempo real, em salas de bate-papo virtual.

Também tutor do projeto, Breno Suarte destaca a importância da experiência. “Nesse projeto não apenas desenvolvemos nossas atribuições e aprendemos a lidar com cursistas, AVA e conteúdo, mas também compartilhamos experiências que contribuem para o nosso fazer e a nossa participação na sociedade para a materialização da inclusão”, disse.

“O diferencial nesse projeto é justamente a sensibilidade que a equipe de coordenação do curso tem em relação às escolhas das temáticas abordadas, a conexão dos saberes às práticas futuras dos cursistas que estão sendo formados e a preocupação em preparar de fato todos os tutores para o desenvolvimento das suas atividades”, completou, ressaltando que o curso tem garantido qualidade em todos os aspectos.

Graziane Pacini Rodrigues, que atua na área há quase 15 anos, também enfatiza a experiência valiosa, tanto no aspecto profissional quanto pessoal. “Fico muito feliz ao presenciar, mesmo que à distância, todo o empenho e dedicação das minhas cursistas e sinto o desejo e a determinação de cada uma delas em aprender, desconstruir e construir novos conhecimentos, bem como, em fazer a diferença na Educação Especial!”

A tutora diz que tem paixão pelo que faz e que, nesse processo de construção e desconstrução, vem buscando aprender, evoluir e se desenvolver a cada nova oportunidade. “Está sendo gratificante e oportuno trocar, compartilhar e aprender, em nossos momentos formativos tanto na "Mentoria", com as Equipes Pedagógica, Administrativa e Operacional do curso, como nas interações no Ambiente Virtual de Aprendizagem.”

Sobre o projeto

O Projeto de Extensão em Atendimento Educacional Especializado – AEE com foco nas Deficiências Intelectual e Múltipla Sensorial nasceu a partir da necessidade de formação de professores para o atendimento Educacional Especializado com foco nas Deficiências Intelectual e Múltipla Sensorial da Rede Pública Estadual e Municipal de Ensino, nas escolas da Educação Básica.

O objetivo é oportunizar avanços, aprendizagens e inclusão pedagógica dos estudantes da Educação Especial. A proposta é qualificar as práticas das salas de aula comuns a partir do conhecimento, suporte, recursos, materiais adaptados e de tecnologia assistiva, e dar condições de expansão de apoio e acompanhamento pedagógico deste público nas escolas tocantinense.

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