Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Hospital de Doenças Tropicais adota medidas de segurança para retorno das atividades de ensino
Início do conteúdo da página
estágio

Hospital de Doenças Tropicais adota medidas de segurança para retorno das atividades de ensino

Written by Daianni Parreira | Revisão: Paulo Aires | Published: Thursday, 28 January 2021 12:58 | Last Updated: Thursday, 28 January 2021 18:58

Ação prevê a princípio a retomada de 30% da capacidade normal de alunos, além das medidas preventivas para evitar o contágio da Covid-19.

Com o início da vacinação dos profissionais do Hospital de Doenças Tropicais da Universidade Federal do Tocantins (HDT-UFT) contra a Covid-19, a Unidade de Saúde elaborou um Plano de Retomada das Atividades de Ensino para o retorno gradual dos estudantes. O hospital universitário faz parte da Rede da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) e oferta atendimentos a doenças infectocontagiosas e parasitárias para Araguaína (TO) e região.

Desde março de 2020, foram suspensos todos os estágios como medida preventiva ao contágio do novo coronavírus, por conta da pandemia, e só agora com a vacinação dos primeiros profissionais, as atividades estão sendo retomadas. A integração remota dos calouros de Medicina da UFT 2020/2 foi a primeira ação do Plano, realizada no dia 21 de janeiro.

De acordo com a chefe da Unidade de Gerenciamento de Atividades de Graduação e Ensino Técnico, Maria Izabel Gonçalves de Alencar Freire, para fevereiro, está prevista retomada de 30% da capacidade do total de alunos que o hospital recebe; para primeira quinzena de março, voltarão 50% e na segunda 75%; e em abril, se todos estiverem vacinados, espera-se 100% de retorno dos alunos.

A profissional explica que a princípio o hospital vai priorizar o retorno dos alunos do terceiro e quarto períodos de Medicina da UFT, Câmpus de Araguaína, observando todas as regras de segurança. Vai abranger 29 alunos que realizarão o estágio em horários delimitados, para não haver aglomeração, e a maioria das aulas serão sem contato com pacientes, contando assim com atividades como aprendizagem sobre paramentação, utilização de ferramentas e aparatos médicos, entre outros; e mais para o final do mês está programado dois dias de aula no ambulatório juntamente com os professores.

Além destes alunos de Medicina, o cronograma prevê na segunda quinzena de fevereiro, o estágio de seis alunos, sendo dois de Engenharia Elétrica, dois de Engenharia Civil e dois de Engenharia de Produção, a ser realizado em períodos diferentes nas áreas administrativas. As outras instituições de ensino com quem o HDT-UFT tem convênio retomarão com as atividades dos estudantes a partir de março.

Vacinação

No dia 23 de janeiro, todos os profissionais que atuam na linha de frente do Covid-19 receberam a primeira dose da vacina, conforme ordem de priorização estabelecida no Plano de Vacinação do Município. A previsão é de que os demais profissionais sejam imunizados nas próximas etapas.

Sobre a Rede Ebserh

O HDT-UFT faz parte da Rede Ebserh desde fevereiro de 2015. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.

Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Devido a essa natureza educacional, a os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede de Hospitais Universitários Federais atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.

registrado em:
marcador(es): Araguaína,Home,HDT-UFT
Fim do conteúdo da página