Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Geógrafos da UFT desenvolvem mapas sobre a situação do Covid-19 no Tocantins
Início do conteúdo da página
PORTO NACIONAL

Geógrafos da UFT desenvolvem mapas sobre a situação do Covid-19 no Tocantins

Written by Cynthia Barreto, Vírginia Magrin e Poliana Macedo | Edição: Samuel Lima | Published: Friday, 27 November 2020 13:34 | Last Updated: Friday, 27 November 2020 19:28

Durante a pandemia causada pelo novo coronavírus (Covid-19), cientistas da UFT desenvolveram diversas ações e estudos sobre o assunto. Entre elas o mapeamento da doença no estado do Tocantins feito por professores do curso de Geografia, Câmpus de Porto Nacional, de ex-alunos e alunos do curso, assim como outros contribuintes, que produzem mapas sobre a evolução da Covid-19 no Tocantins.

Também foi desenvolvido um Observatório Socioespacial da Covid-19 no Tocantins, que tem uma página, vinculada ao site da Universidade Federal do Tocantins (UFT). No sítio, mapas espacializam os dados sobre a doença no Tocantins, além de realizar o cruzamentos destes dados com indicadores sobre vulnerabilidade socioespacial, produzindo mapas e análises em parceria com colaboradores diversos.

Segundo uma das pesquisadoras do grupo e professora da UFT, Olívia Maia,  foi devido à ausência de dados e informações seguras sobre a Covid-19 no Brasil, que foi criado o Observatório Socioespacial Covid-19 no Tocantins, que agrega pesquisadores de diversas áreas:  “Nosso objetivo é, por meio da busca, sistematização e espacialização de dados, tirar da invisibilidade as populações mais vulneráveis, contribuindo para a cobrança de políticas públicas mais eficazes no enfrentamento à pandemia”, explicou a docente.

A Geografia e a pandemia

O professor Rodolfo Luz  ressalta que uma pandemia possui um componente geográfico básico, que é a expansão territorial. Este aspecto da pandemia tem que ser muito bem estudado. “As políticas públicas voltadas para a contenção de sua expansão, bem como para a análise da capacidade do sistema de saúde de um território, só serão efetivas se o aspecto espacial do fenômeno for muito bem compreendido. Neste ponto, não só o geoprocessamento, mas toda a ciência geográfica pode fornecer elementos teóricos e metodológicos essenciais”, afirma ele.

E é com esse pressuposto que a equipe está produzindo mapas sobre os dados fornecidos pelos boletins diários oficiais do estado e dos municípios, e, sobre informações disponibilizadas pela imprensa. Entre o material divulgado, há mapas com os casos de Covid-19 no estado por município, diferenciado entre caso confirmado e óbito; mapas revelando os casos por sexo da pessoa e por idade. Há também outros específicos, por exemplo, comparando os casos de pacientes hospitalizados de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) no estado do ano passado com este ano, que revelam um aumento significativo nos casos, e que pode indicar uma possível subnotificação dos casos de Covid-19 no estado.

“As possibilidades são muitas, e dependem de uma equipe capacitada e empolgada em levantar os dados brutos e processá-los, que envolve alunos de graduação, técnico de laboratório e professores”, garante o professor Rodolfo Luz. E o trabalho não para por aí, a equipe agora pretende desenvolver análises que envolvam correlações demográficas (densidade de população, por exemplo), à existência de leitos de UTI e respiradores por município, bem como aspectos dos profissionais de saúde envolvidos.

Um dos mapas preparados pela equipe.Um dos mapas preparados pela equipe.

 

PSC 2020/2

Possibilidades de atuação de geógrafo

E você já fez sua inscrição no PSC 2020/2? As inscrições são online e seguem até o dia 29 de novembro! O Curso de Geografia é ofertado no Câmpus de Porto Nacional. O profissional formado nessa área pode trabalhar com diversos segmentos, com uso de tecnologias, inteligência territorial, GPS, produção de mapas, cartografia e geotecnologias, em diferentes temáticas. Faça sua inscrição! É gratuita e você pode usar a nota do Exame Nacional do Ensino Médio de 2018 ou 2019! Clique aqui.

Veja, no vídeo abaixo, o que é a profissão de geógrafo, divulgado pela Associação de Geógrafos Profissionais de Minas Gerais (Aprogeo-MG).

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página