Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Campanha "Arrecadação Solidária" cresce na UFT
Início do conteúdo da página
em tempos de covid-19

Campanha "Arrecadação Solidária" cresce na UFT

Written by Gihane Scaravonatti | Published: Monday, 27 April 2020 14:40 | Last Updated: Monday, 27 April 2020 16:41

Ser solidário: uma das lições mais preciosas frisadas pela pandemia da Covid-19, onde estendermos o coração uns aos outros - quando o distanciamento físico é exigido - mostra-se crucial para nossa sobrevivência enquanto coletivo. Em uma situação que atinge a todos, sem distinções geográficas ou de classe social, fica evidente que o grande “barco” que transporta a humanidade é um só. Ou remamos juntos em meio à “tempestade” ou naufragaremos juntos também.

Enquanto acompanhamos a disseminação rápida do vírus pelo mundo, há outra preocupação que se alastra pela vida de muita gente: a fome e também a carência de demais produtos básicos, como os de higiene, por exemplo. O cenário econômico restrito, com a falta de empregos e limitação das fontes de renda, tem colocado muitas famílias em apuros.

Ciente disso, a Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários (Proex), em coerência com o papel social da Universidade, criou a campanha Arrecadação Solidária. Sem sairmos de casa, é possível a prática da solidariedade. Com um simples telefonema ou envio de mensagem por Whatsapp, doam-se alimentos e itens de higiene que são coletados, de casa em casa, pela equipe de servidores ou voluntários da Proex e distribuídos a quem mais precisa no momento.

Sobre a Campanha

A campanha Arrecadação Solidária começou de forma modesta, no começo de abril, no Câmpus de Palmas. Hoje, já conta com a adesão dos demais câmpus da UFT e, assim, a corrente de amor, empatia e respeito pela dignidade humana só faz crescer. Para a pró-reitora de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários, Maria Santana Milhomem, “o momento urge fazermos algo neste sentido! A campanha visa suprir a primeira necessidade das pessoas, que é a alimentação. Os gestores de todos os câmpus da UFT entenderam a importância de a Universidade implementar mais esta ação frente à pandemia, o que nos deixa muito satisfeitos”.

A iniciativa aceita doações de toda espécie de produtos de higiene e produtos alimentícios não-perecíveis. Qualquer pessoa - pertencente ou não à comunidade acadêmica - é bem-vinda a contribuir com os donativos. Conforme conta Dimas Magalhães Neto, servidor da Proex e um dos idealizadores da iniciativa, a Campanha tem surpreendido, de forma muito positiva, pelo crescimento rápido e número de doadores. "O bacana também da Campanha é que ela tem construído laços de solidariedade entre as pessoas, muito além da mera distribuição de alimentos e produtos de higiene. As pessoas mostram a consideração e preocupação umas com as outras - e isso é o mais importante a se destacar nesta ação!", lembra ele. 

Quer ajudar?

Para ser um doador da Campanha, contate um dos números telefônicos (WhatsApp) a seguir e agende o melhor dia e horário para a coleta. As coletas estão sendo feitas nas sete cidades em que a UFT está presente - conforme a capacidade logística da Universidade no momento -, mas casos específicos, em outros municípios tocantinenses, podem ser avaliados.

Alguns registros de quem já recebeu as doações

A Arrecadação Solidária já entregou donativos à Casa do Estudante de Palmas, Universidade da Maturidade (UMA), Comunidade Quilombola Barra do Aroeira (Santa Teresa do Tocantins), Associação de Travestis e Transexuais do Tocantins (Atrato), entre outras distribuições individuais a pessoas e famílias necessitadas. Confira alguns registros das entregas, que enchem o coração da gente de esperança e alegria:

Novos parceiros solidários

Uma nova parceria acaba de se unir à campanha Arrecadação Solidária. O shopping Capim Dourado e o Grupo Escoteiro do Tocantins estão arrecadando donativos em um ponto de coleta do Shopping. Por meio de um sistema de "drive" solidário, é possível entregar os produtos no estacionamento em frente ao supermercado Big do local, sem a necessidade de sair do veículo. As coletas iniciam-se a partir desta terça-feira (28). 

Você também tem um ponto comercial que pode servir de coleta? Junte-se à UFT nesta Campanha! Contate Dimas Magalhães Neto pelo número: 63 9 9207-2064 (WhatsApp). 

 

 

Fim do conteúdo da página