Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Aula Inaugural do curso de Direito em Arraias marca dia histórico para a região sudeste do Tocantins
Início do conteúdo da página
expansão

Aula Inaugural do curso de Direito em Arraias marca dia histórico para a região sudeste do Tocantins

Written by Daniel dos Santos | Published: Wednesday, 11 March 2020 13:36 | Last Updated: Wednesday, 11 March 2020 14:41

O dia 9 de março de 2020 já é histórico para a cidade de Arraias e para a UFT. Nesta data foi realizada a aula inaugural do curso de Direito no município, com a presença de autoridades institucionais, dos órgãos do executivo e legislativo local e com os representantes do sistema de justiça da região. A aula foi ministrada pela vice-reitora Ana Lúcia Medeiros.

O coordenador do curso Direito em Arraias, João Vitor Martins Lemes, destaca o significado do curso de Direito para a região. “É uma realização bastante importante, uma vez que além de possibilitar o acesso a uma formação jurídica de qualidade para os estudantes de Arraias e região, tem o potencial de transformar a sociedade na qual a universidade está inserida por meio das ações de pesquisa e extensão que serão desenvolvidas no sentido de capacitação e defesa dos direitos, sobretudo a partir das ações realizadas no âmbito do Núcleo de Práticas Jurídicas, Direitos Humanos e Cidadania”.

A estudante Rackel Resende, de 18 anos, é moradora de Campos Belos, cidade goiana vizinha a Arraias. Em 2019, participou do curso preparatório para vestibulares, ofertado pela UFT através do Programa de Acesso Democrático à Universidade (Padu), antes de ser aprovada para a primeira turma do curso de Direito.

Rackel afirma que no momento em que descobriu que foi aprovada na primeira chamada, sabia o quanto isso influenciaria sua vida, mas também o impacto disso na sociedade. “Eu sei que vai me agregar muito! Acho que o curso também vai agregar muito à comunidade. Uma das nossas principais expectativas é poder retribuir tudo isso que a sociedade, não só de Arraias, mas do país todo, está ofertando para a gente. A educação e o direito são transformadores! A gente espera poder transformar e mostrar que vale a pena a educação pública e de qualidade!”, disse.

Autoridades presentes

Além das presenças de autoridades da própria UFT, como o reitor, vice-reitores, pró-reitores, direção de câmpus e coordenação do curso, estavam presentes:
O prefeito de Arraias, Wagner Gentil; o juiz e diretor do foro da comarca de Arraias, Márcio Machado; o promotor de justiça de Arraias, João da Nobrega; o defensor público, Edson de Azevedo Júnior; o presidente da Subseção de Taguatinga da OAB-TO, Saulo Freire; e o vice-presidente da Câmara de Vereadores de Arraias, Wesley Braga.

Sobre o curso

O curso de Direito em Arraias surgiu de uma demanda da própria comunidade arraiana e municípios circunvizinhos. De acordo com o Projeto Pedagógico do Curso (PPC), a graduação de Bacharelado em Direito tem duração de 10 semestres, com ingresso de 40 alunos cada. A criação do Curso de Direito em Arraias foi aprovada no Conselho Universitário da UFT (Consuni/UFT) em 06 de dezembro de 2017, conforme a Resolução nº 35/2017.

Abrangência

A  UFT atende,  além  do  município  de  Arraias,  a  demanda  dos municípios de Paranã, Conceição do  Tocantins,  Natividade,  Taipas,  Ipueiras, Combinado,  Novo  Alegre, Lavandeira,  Aurora  do  Tocantins,  Taguatinga, Dianópolis,  Palmeirópolis,  São  Salvador, Chapada de Natividade, Príncipe, Ponte Alta do Bom Jesus, no estado do Tocantins; e ainda, Campos Belos, Monte Alegre, Divinópolis, Terezina, Cavalcante, no estado de Goiás. Merece destaque,  também,  o  atendimento  ao Território do  Sítio  Histórico  e  Patrimônio  Cultural Kalunga  em  Goiás  e  das  Comunidades  Quilombolas  de  Arraias:  Comunidade  Quilombola Kalunga, Mimoso, Lagoa da Pedra, Kaagados e Lagoa dos Patos

(Fonte: PPC Curso Direito Arraias)

 

 

registrado em:
marcador(es): Arraias,Home,Direito Arraias
Fim do conteúdo da página