Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Com cursos em agrárias e biotecnologia, Gurupi tem 80 vagas disponíveis pelo Enem
Início do conteúdo da página
Sisu 2019

Com cursos em agrárias e biotecnologia, Gurupi tem 80 vagas disponíveis pelo Enem

Written by Gihane Scaravonatti | Published: Wednesday, 19 December 2018 11:40 | Last Updated: Thursday, 27 December 2018 09:47

Câmpus de Gurupi fica numa área de 64 hectares (Imagem: Reprodução Instagram Oficial do Câmpus)Câmpus de Gurupi fica numa área de 64 hectares (Imagem: Reprodução Instagram Oficial do Câmpus)

Conhecida como "a capital da amizade e da prosperidade", Gurupi é uma ótima escolha para quem deseja um curso nas áreas agrárias ou  biotecnológicas, usufruindo do clima amistoso de interior e, ao mesmo tempo, da efervescência de sua economia local. Classificada como detentora do 3º melhor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) da região norte do Brasil, a cidade sedia um dos sete câmpus da Universidade Federal do Tocantins (UFT).   

O Câmpus

Com 1.103 alunos matriculados entre seus quatro cursos de graduação presencial – Agronomia, Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia, Engenharia Florestal e Química Ambiental -, o Câmpus de Gurupi tem, entre os seus destaques, um número elevado de projetos de pesquisa, e em que se observa participação significativa dos alunos graduandos.

Compondo a equipe técnica e o corpo docente, o Câmpus possui 71 técnicos administrativos e 95 professores* – sendo que, destes últimos, mais de 90% são doutores.

Instalada em uma área de 64 hectares, a estrutura do Câmpus de Gurupi oferece salas de aula e para professores, bloco administrativo, anfiteatro, auditório, biblioteca, restaurante universitário, laboratórios e incubadora de empresas – esta, de base biotecnológica, com capacidade para oito empresas e tendo o suporte de cinco dos laboratórios. Ainda, a dois quilômetros do Câmpus, encontra-se, em uma área de 130 hectares, a Fazenda Experimental, que contribui com práticas acadêmicas das graduações ofertadas.

*Com informações da Pró-reitoria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas (Progedep)

Vagas

Para 2019/1, o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) oferece, no Câmpus de Gurupi, um total 80 vagas, que estão divididas entre os cursos de Agronomia (20 vagas), Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia (20 vagas), Engenharia Florestal (20 vagas) e Química Ambiental (20 vagas).

Confira, na galeria, uma breve descrição dos cursos ofertados, o perfil do profissional que se forma neles e, ainda, possíveis campos de atuação na profissão:

Mudanças nas opções do Sisu 2019

Os candidatos devem ficar atentos às mudanças do Sisu para 2019, divulgadas pelo Ministério da Educação (MEC). Algumas das alterações são na chamada regular, onde antes era possível escolher duas opções de curso e desistir da segunda opção para se manter na lista de espera da primeira.

Agora, será apenas uma chamada regular, em que o estudante que for selecionado em uma das opções de curso desta chamada não poderá participar da lista de espera. Caso o candidato não seja selecionado, poderá ficar na lista de espera de apenas uma das suas opções de curso.

Segundo o MEC, a mudança permite "maior liberdade de escolha para os estudantes não selecionados na chamada regular dos processos seletivos do Sisu." Ainda de acordo com o Ministério da Educação, outra mudança prevista para 2019 é em relação ao tempo de convocação das listas de espera, pois estima-se uma diminuição no prazo por conta da alteração na chamada regular, fazendo com que os estudantes aprovados consigam se matricular antes do período letivo, diminuindo, assim, a quantidade de vagas ociosas.

Cronograma

Período de inscrições

22/01 a 25/01

Resultado da chamada regular 

28/01

Prazo para participar da lista de espera 

28/01 a 04/02

Matrícula da chamada regular, devendo-se observar os dias, horários e locais de atendimento definidos por cada instituição em edital próprio 

30/01 a 04/02

Convocação dos candidatos em lista de espera pelas instituições a partir desta data

07/02

Conheça Gurupi

Foto aérea de Gurupi (reprodução: Site da Prefeitura de Gurupi)

Antes da chegada de seus primeiros desbravadores (nos anos de 1930), Gurupi era território do povo Xerente. Os exploradores vinham em busca de pedras preciosas e de terras para a agropecuária e, da influência indígena com a riqueza mineral, veio o nome da cidade - Gurupi - que, em tupi-guarani, significa "diamante puro".   

Localizada no sul do Tocantins, a 224 km da capital Palmas, Gurupi é a terceira maior cidade do Estado, tendo na agricultura e na pecuária, além de seu forte comércio varejista, as bases de sua economia. Está às margens da BR-153 - a rodovia Belém-Brasília -, principal eixo de ligação rodoviária entre a região norte e o restante do país. Situa-se, ainda, entre dois grandes rios, o Tocantins e o Araguaia, cuja bacia hidrográfica é a segunda maior em produção de energia no Brasil.

Com uma população estimada em cerca de 85.000 habitantes (IBGE,2018), a cidade carrega a fama de ter um dos melhores carnavais de rua no interior do país. A exposição agropecuária é outra atração movimentada, em que a programação costuma contar com presenças musicais de renome nacional. Para os que apreciam esportes e atividades de lazer ao ar livre, o parque Mutuca é uma das boas opções. Tido como um "cartão postal" de Gurupi, o parque foi construído às margens do córrego de mesmo nome, sendo este o mais conhecido curso d'água do município.

Confira abaixo algumas imagens da cidade, cedidas pela assessoria de comunicação da Prefeitura:

Fim do conteúdo da página