Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Curso sobre Engenharia Natural segue até esta quarta
Início do conteúdo da página
PALMAS

Curso sobre Engenharia Natural segue até esta quarta

Published: Tuesday, 22 August 2017 18:30 | Last Updated: Tuesday, 22 August 2017 18:38

Abordando o uso de técnicas da Engenharia Natural na elaboração e execução de projetos e obras, ocorreu na tarde desta terça-feira (22), no Câmpus de Palmas, uma aula com os professores da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Drª Rita Santos Sousa e Msc. Junior Joel Dewes, como parte da programação do curso de extensão sobre Engenharia Natural. O curso é ligado ao projeto “Recuperação de Áreas Degradadas com o uso de Engenharia Natural/Bioengenharia, busca estabilização de ambientes fluviais alterados no Córrego Brejo Comprido, Palmas – TO”, coordenado pela professora do curso de Engenharia Ambiental da UFT, Iracy Martins.

De acordo com a professora Rita, a Engenharia Natural é utilizada para controlar processos erosivos, estabilizar taludes, recuperar margens de rios e áreas degradadas em geral. "Isso é um problema cada vez mais recorrente no Brasil, áreas com grandes impactos como voçorocas, então isso é um pouco do que a Engenharia Natural faz. Nós fazemos projetos e estudamos plantas para resolver esses problemas", afirma.

Rita pontua que a ideia do curso é abordar nesses dois dias assuntos como: plantas, projetos, técnicas de algumas obras que foram feitas, mostrar como se faz e o resultado final. "Cada vez mais com mais impactos ambientais, a sociedade precisa de técnicas que resolvam esses problemas ambientais, então nós usamos técnicas mais ecológicas que as tradicionais obras de engenharia civil para tentar fazer essa parte de requalificação ambiental", destaca.

Curso
Pela manhã, ocorreram as aulas de "Introdução, definição e conceitos em Engenharia Natural" e "Vegetação em Engenharia Natural". A programação desta quarta-feira (23) começa às 8h com a aula "Projetos em Engenharia Natural e segue até às 18h, quando ocorre o encerramento. O curso é organizado pelo Laboratório de Caracterização e Impacto Ambiental e pelo Mestrado em Agroenergia da Universidade Federal do Tocantins (UFT). A programação completa pode ser conferida na imagem abaixo. 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página