Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Alunos da UMA apresentam o espetáculo “Auto de Nossas Marias” na abertura do IV Cartão Postal
Início do conteúdo da página
TEATRO E PEDAGOGIA

Alunos da UMA apresentam o espetáculo “Auto de Nossas Marias” na abertura do IV Cartão Postal

Written by Samuel Lima | Published: Tuesday, 06 June 2017 15:59 | Last Updated: Wednesday, 07 June 2017 10:02

Com duração de pouco mais de 30 minutos, a abertura oficial do Cartão Postal, na noite da última segunda-feira (5), foi movimentada pelos alunos do Programa de Extensão Universidade da Maturidade (UMA) com a peça "Auto de Nossas Marias". A peça, sob direção da professora Renata Patricia (curso de Teatro) envolveu também acadêmicos do curso de Teatro.

Cena da peça Auto de Nossas Marias, encenada por alunos da UMA (Foto: Fábio Almeida/Divulgação UMA)Cena da peça Auto de Nossas Marias, encenada por alunos da UMA (Foto: Fábio Almeida/Divulgação UMA)

A peça retratou o cotidiano de mulheres ("Marias") brasileiras, reforçando a imagem de resistência e resiliência. É baseada numa história real e frisa questões relacionadas com o machismo, o patriarcalismo e também a situação vivida muito de perto por muitas mulheres que, deixadas por seus companheiros (seja por morte ou abandono), criam sozinhas os filhos, lutando pela vida dia a dia.

O espetáculo é fruto de parceria entre a Universidade da Maturidade e o curso de Teatro - por meio do projeto de extensão "Uma vez teatro", da professora Renata Patrícia, e já está sendo executado por dois semestres consecutivos, registrado também no Programa Institucional de Bolsas de Extensão (Pibex). Confira outras imagens do espetáculo na galeria abaixo:

Mesa de abertura

Mesa de Abertura da quarta edição do Cartão Postal, na noite da última segunda, dia 5 (Foto: Samuel Lima/Dicom)Mesa de Abertura da quarta edição do Cartão Postal, na noite da última segunda, dia 5 (Foto: Samuel Lima/Dicom)

A solenidade de abertura da quarta edição do Cartão Postal contou com a presença de professores, acadêmicos e familiares de acadêmicos. A mesa de abertura foi composta pela professora Karylleila Andrade - representando ao mesmo tempo as pró-reitorias de Graduação e a de Pesquisa e Pós-graduação; o vice-diretor do Câmpus de Palmas, Marcelo Leineker; os coordenadores dos curso de Teatro e Pedagogia, os professores Ricardo Malveira e Eduardo José Cezari; a professora Renata Ferreira, coordenadora do evento e, representando os discentes do curso de Teatro, a acadêmica Italla da Motta.

Mesa da conferência de abertura abordou a temática da Cidade como estratégia de pesquisa (Foto: Samuel Lima/Dicom)Mesa da conferência de abertura abordou a temática da Cidade como estratégia de pesquisa (Foto: Samuel Lima/Dicom)

Logo após a composição da mesa de abertura, foi montada uma segunda mesa para a conferência com a temática principal do IV Cartão Postal: a cidade como estratégia de pesquisa. Participaram da mesa, sob a mediação do professor do curso de Artes do IFTO Gurupi, Breno Jadvas, os professores Malveira e Amanda Leite (curso de Teatro da UFT em Palmas) e a professora Daniela Franco, da Universidade Federal de Uberlândia.


Programação
Para esta terça-feira a programação do IV Cartão Postal prevê uma oficina sobre "Modos andarilhos de escrever a cidade", coordenado pela professora Renata Ferreira. Os participantes desta oficina vão se dividir pela  cidade e, ao final da tarde, voltarão a se reunir para a complementação da oficina, que visa o aprendizado sobre técnicas de escrita criativa a partir desses deslocamentos em meio à cidade.

Às 19h ocorrerá outro espetáculo teatral, "E se fosse diferente?", do projeto de extensão Teatro e Libras; Meu corpo Nossa linguagem, sob a direção do professor Ricardo Malveira. Quase simultaneamente ocorrem grupos de trabalho, no bloco D, denominados "Partilhas de Pesquisas e Práticas Pedagógicas", sob a coordenação da professora Renata Ferreira.

A programação completa do IV Cartão Postal pode ser conferida no site do evento.

registrado em:
marcador(es): Palmas,Teatro,Pedagogia,Home,Artes
Fim do conteúdo da página