Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Acadêmicos criam canal no Youtube para divulgação de assuntos sobre inovação
Início do conteúdo da página
Ciência e Tecnologia

Acadêmicos criam canal no Youtube para divulgação de assuntos sobre inovação

Written by Caroline Falcão | Published: Wednesday, 15 March 2017 17:08 | Last Updated: Tuesday, 21 March 2017 14:06

Inovato, esse é o nome do canal criado no Youtube por acadêmicos do curso de especialização em Gestão Estratégica da Inovação e Política de Ciência e Tecnologia da Universidade Federal do Tocantins (UFT) para a divulgação de assuntos relacionados à inovação. Ao todo 36 alunos participam do projeto que já possui 24 vídeos publicados com temas que falam sobre incremento, processo, objetivo, cultura e gestão estratégica da inovação, dentre outros.

Segundo o professor do projeto, André Raposo, a ideia do canal surgiu de uma identificação de oportunidade em levar para comunidade, em geral, informação de qualidade, no que diz respeito à inovação. "Quando cada dia mais as pessoas têm recorrido aos vídeos como forma de obter informações, vimos que era bastante propício a criação do canal para que os estudantes pudessem ao final de cada módulo produzir vídeos com conteúdo atualizado e de qualidade para tornar público o assunto, por meio de uma linguagem simples e acessível", comenta.

Aluno da especialização, em gravação de vídeo para o canal (Foto: Divulgação)Aluno da especialização, em gravação de vídeo para o canal (Foto: Divulgação)
Raposo acrescenta que a participação dos estudantes na produção dos vídeos está sendo maciça. "Todos os vídeos até agora foram produzidos pelos estudantes, sendo feitos de forma informal, no ambiente de trabalho e mesmo em situações do dia a dia, com o foco de trazer conceitos, abordagens e metodologias acerca da Gestão da Inovação. O canal consegue efetivar o compromisso do curso com a sociedade, ao passo que também desafia os estudantes a utilizarem outras formas de articulação do conhecimento", ressalta.

Para uma das alunas da Especialização, Dirce Betânia Oliveira Faustino, a produção e gravação do vídeo foi uma experiência muito boa e incremental Dirce Betânia Oliveira, acadêmica da pós-graduação em inovação (Foto: Reprodução vídeo)Dirce Betânia Oliveira, acadêmica da pós-graduação em inovação (Foto: Reprodução vídeo)para a sua área de atuação. "A gravação do vídeo é a aplicabilidade daquilo que estudamos e também da área que atuamos, e poder externar isso na forma de vídeo foi uma ação inovadora em matéria de aprendizagem", ressalta.

De acordo com o coordenador da Pós-Graduação, Marco Baleeiro, o projeto tem como principal objetivo promover a cultura da inovação e gestão estratégica por meio do ensino de conceitos nesta área. "O Inovato é um canal criado pela turma de Pós-Graduação em Gestão Estratégica da Inovação e PCT promovido pelo Núcleo de Pesquisa e Extensão Observatório de Pesquisas Aplicadas ao Jornalismo e ao Ensino (Opaje), que é um núcleo de pesquisas e extensão da área de comunicação dentro da Universidade Federal do Tocantins (UFT)", explica.

Curso
O curso de especialização em Gestão Estratégica da Inovação e Política de Ciência e Tecnologia (EGEIPCT) da UFT é oferecido no Câmpus de Palmas, voltado aos profissionais das mais diversas áreas, incluindo as tecnológicas, ciências sociais aplicadas e humanas, além de outros profissionais que trabalham em departamentos públicos e privados do Sistema de Inovação.

registrado em:
marcador(es): Palmas,Home
Fim do conteúdo da página