Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Capes aprova criação do Mestrado em Química no Câmpus de Gurupi
Início do conteúdo da página

Capes aprova criação do Mestrado em Química no Câmpus de Gurupi

Written by Caroline Falcão | Published: Thursday, 08 December 2016 15:21 | Last Updated: Thursday, 26 January 2017 17:12

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) aprovou mais um Mestrado para a Universidade Federal do Tocantins (UFT). A divulgação ocorreu nesta quarta-feira (7), com a criação do Programa de Mestrado em Química, no Câmpus de Gurupi.

O Mestrado em Química é o primeiro da área a ser aprovado no Estado do Tocantins e tem como objetivo oferecer aos pós-graduandos uma formação profissional com perfil para atuar em ensino, pesquisa e desenvolvimento em Química.Além das disciplinas tradicionalmente oferecidas nos cursos de pós-graduação com formação generalista em Química, o curso oferecerá disciplinas com conteúdo tecnológico e ambiental de alto nível.

De acordo com o professor Douglas Henrique Pereira, coordenador do Programa, o Mestrado possibilitará ao egresso contribuir com pesquisas consistentes voltadas ao desenvolvimento tecnológico, valorização da sociedade, exploração da biodiversidade, controle da poluição e caracterização dos recursos hídricos e minerais inseridos no contexto da região norte do Brasil. "Esse mestrado é a realização de um sonho traçado inicialmente pelos professores do curso de Química Ambiental, visando dar mais uma oportunidade para os nossos egressos,” explica.

O professor Lucas Samuel dos Santos, coordenador do curso de Química Ambiental, declarou a importância desse programa: "O Mestrado contribui para o fortalecimento do curso de graduação em Química Ambiental e do Câmpus de Gurupi. Trata-se de uma vitória que só foi alcançada devido ao esforço conjunto dos professores do nosso curso", comemora.

O Mestrado em Química oferecerá, inicialmente, seis vagas por semestre, buscando atender aos alunos das regiões próximas. O Programa apresenta duas áreas de concentração: Química Analítica/Ambiental e Química Orgânica, com três linhas de pesquisa, duas na área de concentração Química Analítica/Ambiental as quais são: a) Controle e Remediação Ambiental e b) Educação em Ciência Ambiental e uma na área de concentração Química Orgânica que é Química de Produtos Naturais.

O primeiro processo seletivo para o Mestrado deve ter inicio no primeiro semestre de 2017.

registrado em:
marcador(es): Gurupi
Fim do conteúdo da página