Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Segundo módulo do Profor ocorre esta semana em Palmas, e a partir do dia 29 em Araguaína
Início do conteúdo da página

Segundo módulo do Profor ocorre esta semana em Palmas, e a partir do dia 29 em Araguaína

Written by Bianca Zanella | Published: Tuesday, 20 January 2015 11:29 | Last Updated: Tuesday, 13 September 2016 14:01
Curso é voltado especialmente para professores em estágio probatório

Professores da Universidade Federal do Tocantins (UFT) participam nesta quinta e sexta-feira (dias 22 e 23), no Câmpus de Palmas, do segundo módulo do curso do Programa de Formação Docente Continuada (Profor). Nos dias 29 e 30, o evento ocorre no Câmpus de Araguaína.

Voltado especialmente para docentes em estágio probatório, o curso, que tem como tema "(Re)pensando e (re)significando a prática pedagógica no ensino de graduação", é uma oportunidade para trocas de experiências e reflexões sobre a complexidade e os desafios do magistério superior.

Os professores dos lotados nos câmpus de Arraias, Gurupi, Miracema, Porto Nacional e Tocantinópolis que irão participar do curso devem entrar em contato com a Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), pelo e-mail This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it., para solicitar diárias.


Programação:

Câmpus de Palmas (Auditório do Bloco IV)

22/01, às 19h – Conferência de Abertura "Ciência e sociedade no processo ensino-aprendizagem", com o Prof. Dr. Natanael Antonio dos Santos (UFPB).
Na oportunidade, pretende-se discutir o papel da neurociência no processo ensino-aprendizagem. O professor Natanael, do Programa de Pós-Graduação em Neurociência Cognitiva e Comportamento da Universidade Federal da Paraíba, é graduado em Psicologia, mestre e doutor em Neurociência e Comportamento pela Universidade de São Paulo.

23/01, das 08h às 12h – Mesa-redonda "O docente e a dinâmica do ensino de graduação: conhecendo o cotidiano do magistério superior", dedicada ao relato de experiências e à discussão sobre os desafios que permeiam a docência do Ensino Superior no Brasil, particularmente nas universidades federais. A mesa será formada pelos professores doutores Lígia Cristina Ferreira Machado (UFRRJ) e Acir Mario Karwoski (UFTM), com mediação da professora doutora Regina Célia Padovan (UFT – Curso de História/Câmpus de Porto Nacional).
Lígia é graduada em Ciências Biológicas, mestre e doutora em Educação pela Universidade Federal Fluminense, e atualmente Pró-Reitora de Graduação da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Acir é graduado em Letras, mestre e doutor também em Letras. Atualmente é professor da Universidade Federal do Triângulo Mineiro e possui expressiva atuação na área de formação de professores no Ensino Superior.

23/01, das 14h às 18h – Mesa-redonda "A relação professor-aluno no ensino superior: construindo diálogos". Trata-se de um momento dedicado ao debate sobre as questões comportamentais, culturais, de gênero, além dos distintos níveis de conhecimento e classes sociais, que compreendem o universo discente e se impõem como um dos desafios mais relevantes ao professor no processo ensino-aprendizagem, particularmente no Ensino Superior. A mesa será formada pelas professoras doutoras Maria do Socorro Neri Medeiros de Souza (UFAC) e Jocyleia Santana dos Santos (UFT), com mediação da professora doutora Berenice Aires (Pró-Reitora de Graduação da UFT). A Professora Maria do Socorro Neri é graduada em Pedagogia, Mestre em Educação (UFRJ) e Doutora em Educação (UFMG). Leciona na Universidade Federal do Acre e atualmente também é Pró-Reitora de Graduação da instituição. A Professora Jocyleia Santana dos Santos é graduada, mestre e doutora em História. Atualmente leciona no Curso de Pedagogia, além de integrar o Programa de Pós-Graduação em Educação da UFT.


Câmpus de Araguaína (Anfiteatro, sala 04)

29/01, às 19h – Conferência de Abertura "Ciência e sociedade no processo ensino-aprendizagem", com o Prof. Dr. Natanael Antonio dos Santos (UFPB).

30/01, das 08h às 12h – Mesa-redonda "O docente e a dinâmica do ensino de graduação: conhecendo o cotidiano do magistério superior". A mesa será formada pelos professores doutores Acir Mario Karwoski (UFTM) e Roberto Francisco de Carvalho (UFT), com mediação do Prof. Ms. Wagner dos Santos Mariano (UFT – Curso de Ciências Biológicas/Câmpus de Araguaína). O Professor Acir é graduado em Letras, mestre e doutor também em Letras. Atualmente leciona na Universidade Federal do Triângulo Mineiro e possui expressiva atuação na área de formação de professores no Ensino Superior. O professor Roberto Carvalho é graduado e Pedagogia, mestre e doutor em Educação Brasileira pela Universidade Federal de Goiás e leciona no Curso de Filosofia da UFT/ Câmpus de Palmas.

30/01, das 14h às 18h – Mesa-redonda "A relação professor-aluno no ensino superior: construindo diálogos". A mesa será formada pelas professoras doutoras Monica Pinheiro Fernandes (UFRRJ) e Denise Silva Araújo (PUC-GO), com mediação da Profª. Drª. Vera Lucia Aires Gomes da Silva (UFT – Curso de Geografia/Câmpus de Porto Nacional). Monica Fernandes é graduada em Pedagogia, mestre e doutora em Educação pela UFRJ e atualmente leciona no Instituto Multidisciplinar da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Denise Araújo é graduada em Pedagogia, mestre e doutora em Educação pela Universidade Federal de Goiás e leciona nesta mesma universidade, além de integrar o Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica de Goiás.

registrado em:
Fim do conteúdo da página