Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Seis cursos criados pelo Reuni na UFT formam primeiros alunos
Início do conteúdo da página

Seis cursos criados pelo Reuni na UFT formam primeiros alunos

Written by Talita Melz e Bianca Zanella | Published: Tuesday, 17 December 2013 19:26 | Last Updated: Tuesday, 17 May 2022 13:49

Alunos de Biologia, Química, Física, Nutrição, Filosofia e Artes/Teatro colaram grau no final do mês de novembro

Ter o diploma na mão é um dos grandes sonhos de todo estudante universitário. No final de novembro de 2013, muitos alunos da Universidade Federal do Tocantins (UFT) alcançaram essa meta, e com eles a própria UFT também concluiu uma etapa importante: seis, dos 14 cursos implantados em 2009 por meio do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni), formaram suas primeiras turmas.

Curso de Nutrição teve 20 formandos na primeira turma (Foto: RDois Formaturas, Divulgação)Curso de Nutrição teve 20 formandos na primeira turma (Foto: RDois Formaturas, Divulgação)

Após quatro anos de estudos, 47 alunos dos cursos de Biologia, Química e Física, do Câmpus de Araguaína, e de Nutrição, Filosofia e Artes/Teatro, do Câmpus de Palmas, concluíram suas graduações. Além disso, segundo dados da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), estima-se que 261 estudantes desses cursos estarão aptos a colar grau em 2014, e mais de 1,1 mil nos próximos dois anos.

Segundo o coordenador de Apoio e Regulação da Graduação, José Inácio dos Santos, o número inicial de formados é relativamente pequeno porque, no início, os cursos costumam ter muita evasão. O número de desistentes, porém, vem caindo nos últimos anos e tende a se estabilizar com a consolidação das novas graduações. Outro motivo para o pequeno número de concluintes é a possibilidade de reopção de curso com aproveitamento de disciplinas do núcleo comum. "Muitos alunos entram em um curso mas acabam se formando em outro", explica Santos. 

Reuni - O Reuni criou 14 cursos na UFT em 2009. Em Araguaína foram nas áreas de Ensino de Ciências (Licenciaturas em Biologia, Química e Física) e Gestão de Negócios (Tecnólogos em Cooperativismo, Logística, Turismo). Em Gurupi os cursos criados foram na área de Ciências Agrárias e Tecnológicas (Engenharia de Biotecnologia e Bioprocessos, e Química Ambiental). No Câmpus de Palmas, as áreas contempladas foram Saúde (Enfermagem e Nutrição), Engenharia (Engenharia Elétrica e Engenharia Civil) e Ciências Humanas e Artes (Artes/Teatro e Filosofia). Destes, os cursos na modalidade tecnólogo, cuja duração é mais curta, já haviam formado suas primeiras turmas, e os demais, que não tiveram colações de grau agora e têm previsão de cinco anos, terão seus primeiros concluintes em 2014.

registrado em:
marcador(es): Reuni
Fim do conteúdo da página