Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Pesquisa e Extensão

Pesquisa

O curso de Engenharia Florestal da UFT conta com um conjunto de pesquisadores(as) altamente qualificados(as) que, ao longo da trajetória do curso, já registaram mais de 100 projetos de pesquisa e extensão.

Consolidando sua inserção no desenvolvimento regional da Amazônia Legal e com atuação efetiva no Bioma Cerrado, o curso de Engenharia Florestal da UFT tem promovido a qualificação técnico-científica de seus alunos e diversos atores da comunidade externa por meio de parcerias nacionais e internacionais via projetos interinstitucionais, acordos de cooperação técnica com entes diversos (órgãos públicos, iniciativa privada, organizações civis e/ou não governamentais).

Contamos com uma infraestrutura dedicada de 11 (onze) laboratórios atendendo as diversas áreas do conhecimento e o apoio de mais oito laboratórios institucionais, além do suporte firmado nas diversas parcerias interinstitucionais.

Com amplo leque de atuação em pesquisa, nossos acadêmicos podem aproveitar os programas de iniciação científica, tecnológica e estágios ofertados com regularidade pela UFT e outras instituições parceiras.

As pesquisas realizadas no curso de Engenharia Florestal da UFT são distribuídas dentro das grandes áreas da Engenharia Florestal:

  • Gestão Ambiental / Conservação da Natureza.
  • Manejo Florestal;
  • Silvicultura;
  • Tecnologia e Utilização de Produtos Florestais;
  • Técnicas e Operações Florestais.

O curso conta com cinco grupos de pesquisa cadastrados e reconhecidos no Diretório de Grupos de Pesquisa (DGP) do Conselho Nacional de Pesquisa (CNPq) conforme lista abaixo:

 

Pós-graduação

Além da graduação em Engenharia Florestal, o câmpus da UFT em Gurupi oferece o Programa de Pós-graduação em Ciências Florestais e Ambientais (PPGCFA) em nível de mestrado como oportunidade para continuar os estudos e desenvolvimento profissional dos(as) nossos(as) Engenheiros(as) Florestais. Mais informações podem ser obtidas na página do programa: www.uft.edu.br/ppgcfa

O curso de Engenharia Florestal também passará a ofertar a partir de 2021 o curso de especialização em Engenharia de Segurança de Trabalho e Meio Ambiente.


 

Extensão

As ações de extensão realizadas pelos professores do curso aproximam a UFT da comunidade externa e contribuem para a formação social do discente. Como ações de extensão são executados projetos, realizados eventos, cursos de capacitação, entre outras ações.

Fim do conteúdo da página