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O Estudo da Língua como um Fato Sociocultural e Cognitivo

Coordenador: Daniel Marra da Silva
Linha de Pesquisa: Abordagens de Análise Linguística
Início: 2016

Resumo: Este projeto de pesquisa se inscreve como um macroprojeto que pretende, a partir de seus amplos objetivos, reunir em torno de si subprojetos de estudantes de pós-graduação que desejam investigar fenômenos emergentes relacionados à variação e à mudança constitutivas da língua portuguesa em geral e do uso linguístico do estado do Tocantins em particular. O olhar que lançamos sobre a língua portuguesa possui tanto um enfoque diatópico, com uma metodologia marcadamente descritiva sobre alguns aspectos linguísticos do estado do Tocantins, como também possui um olhar inovador, que busca conciliar as teorias e métodos dos estudos sociovariacionistas com os estudos cognitivos tradicionais sobre a variação e a mudança linguísticas, com foco na variação e mudança semânticas. Os estudos sociovariacionistas sempre se ocuparam com o significado social da variação, preferencialmente, no nível fonológico. Os estudos cognitivos, tradicionalmente, se preocuparam com o significado cognitivo da mudança semântica, preferencialmente, no nível lexical. Uma mudança de orientação surgiu com a emergência da Sociolinguística Cognitiva, cuja abordagem visa a correlacionar os campos da Sociolinguística Variacionista e da Linguística Cognitiva. Esse novo campo de estudo linguístico informará metodologicamente e teoricamente nossas pesquisas e nos forçará a nos atentarmos para dois de seus aspectos principais: “de um lado, precisamos estudar a variação do significado; do outro, o significado da variação” (GEEARAERTES et al, 2010, p. 6). Este projeto de pesquisa possui assim duplos objetivos: de um lado, reunirá trabalhos dentro da abordagem sociolinguística tradicional; de outro lado, abordará temáticas relacionados ao domínio da Sociolinguística Cognitiva, campo de estudo emergente que busca conciliar a explicação dos fenômenos linguísticos tanto a partir de um ponto de vista sociolinguístico quanto cognitivo. 

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