Atos ecumênicos e bandeiras a meio mastro marcam luto por Isabel Auler

Por Samuel Lima | Publicado: Quarta, 03 de Mai de 2017, 14h29 | Última atualização em Quinta, 04 de Mai de 2017, 09h43

Ainda em estado de luto, devido ao falecimento da reitora Isabel Auler no último dia 1º de maio, as atividades acadêmicas e administrativas da Universidade Federal do Tocantins foram retomadas nesta quarta-feira (3), em todos os câmpus. Além da cerimônia fúnebre realizada no Centro Universitário de Ciência, Cultura e Arte (Cuica), no Câmpus de Palmas, atos ecumênicos e em memória de Isabel mobilizaram servidores nos demais câmpus.

Celebração ecumênica em Araguaína foi no auditório do Anfiteatro (Foto: Direção do Câmpus/Divulgação)Celebração ecumênica em Araguaína foi no auditório do Anfiteatro (Foto: Direção do Câmpus/Divulgação)

Em  Araguaína, na noite de terça-feira (2), técnicos, alunos e professores reuniram-se no auditório do Anfiteatro. Houve momentos de oração; reflexões foram trazidas por religiosos. Em Gurupi, o ato ecumênico foi ainda na manhã do dia 2, no auditório do Anfiteatro do câmpus e reuniu estudantes, membros da comunidade e também servidores.

Em Tocantinópolis, docentes, servidores e técnicos se juntaram no auditório do câmpus, onde foi feita uma leitura da trajetória da professora Isabel Auler e seu compromisso com a educação do estado, desde a época da Unitins até sua eleição como reitora. Foram lidas várias poesias, em alusão à formação dela em Letras e ao final os presentes dedicaram uma extensa salva de palmas.

Em Miracema, a direção do Câmpus disponibilizou veículos para que os servidores e estudantes que quisessem pudessem comparecer à cerimônia realizada em Palmas. Uma homenagem estaria sendo articulada ainda para esta sexta-feira, segundo informações da direção. Do Câmpus de Porto Nacional muitos docentes, técnicos e estudantes também participaram das cerimônias em Palmas, devido à proximidade das duas cidades.

Em Arraias, segundo a Direção do Câmpus local, os servidores estariam se mobilizando para realizar um momento de reflexão e oração relacionado à morte da reitora Isabel Auler.

Meio mastro
Tanto o Governo do Estado quanto a Prefeitura de Palmas publicaram, em seus respectivos Diários Oficiais, decretos estipulando luto oficial de três dias devido à morte da reitora da UFT.

Bandeiras na Praça dos Girassóis ficaram a meio mastro, em função da decretação de luto oficial por Isabel Auler (Foto: Bianca Zanella/Dicom)Bandeiras na Praça dos Girassóis ficaram a meio mastro, em função da decretação de luto oficial por Isabel Auler (Foto: Bianca Zanella/Dicom)

Seguindo o protocolo, bandeiras na Praça dos Girassóis, no Paço Municipal e também na entrada de Palmas (pelo lado da ponte), ficaram a meio mastro. No Câmpus da UFT na capital, faixas e o próprio sentimento de perda marcaram o dia.

Faixa na entrada do Câmpus da UFT em Palmas (Foto: Bianca Zanella/Dicom)Faixa na entrada do Câmpus da UFT em Palmas (Foto: Bianca Zanella/Dicom)

Saiba mais
A reitora Isabel Auler faleceu na última segunda-feira (1º) por volta das 16h. Ela estava hospitalizada em Palmas em decorrência de complicações de saúde que vinha tratando desde o começo do ano. Em janeiro, ela havia sido internada após sofrer um Acidente Vascular Cerebral (AVC) durante uma viagem de férias em Buenos Aires, na Argentina, mas havia se recuperado e chegou a voltar ao trabalho no último dia 17 de abril, após um afastamento de cerca de 70 dias.

O velório foi no Centro Universitário Integrado de Ciência, Cultura e Arte (Cuica), no Câmpus de Palmas e reuniu centenas de pessoas, entre familiares, amigos, colegas de trabalho - servidores efetivos e terceirizados, além de alunos de Isabel Auler - lembraram sua gestão e legado durante os 14 anos que esteve na UFT. O enterro foi no Cemitério Jardim das Acácias, também com grande aglomeração de pessoas ao momento fúnebre. Desde a morte da reitora da UFT, diversas mensagens de pesar tem sido publicadas tanto em sites oficiais quanto em redes sociais e também enviadas para os e-mails institucionais da gestão.

marcador(es): Palmas,Home,Luto Isabel Auler