Página inicial > Últimas Notícias > Professoras e estudantes ministram treinamento para o Estudo Nacional de Alimentação e Nutrição Infantil
enani

Por Daniel dos Santos | Revisão: Paulo Aires | Publicado: Sábado, 27 de Abril de 2024, 17h55 | Última atualização em Segunda, 29 de Abril de 2024, 11h29

Nos dias 22 e 23 de abril, professores e estudantes do curso de Nutrição da Universidade Federal do Tocantins (UFT) ministraram o Treinamento Antropométrico do Estudo Nacional de Alimentação e Nutrição Infantil (Enani) em Palmas.

As professoras Kellen Silva e Sônia Lopes, juntamente com cinco alunas do curso de Nutrição e o nutricionista do município, Rodrigo Miranda, foram responsáveis por organizarem as atividades que ocorreram na UFT e no Centro Municipal de Educação Infantil Chapeuzinho Vermelho.

De acordo com Kellen, o objetivo principal deste treinamento é capacitar os entrevistadores contratados a coletarem os dados de peso e estatura das crianças com maior precisão e exatidão. "Assim, será possível identificar o estado nutricional das crianças brasileiras com melhor fidedignidade. Além disso, este tipo de ação promove a troca de experiências entre as universidades, proporciona que nossos alunos entrem em contato com a metodologia de estudos de base populacional e ainda inclui a participação da sociedade".

O estudo é organizado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e conta com a parceria das universidades de cada estado para realizar o treinamento dos entrevistadores. Em Palmas, as atividades foram coordenadas pelo professor Leonardo Pozza, da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), em parceria com o Curso de Nutrição da UFT e a Secretaria Municipal de Educação de Palmas (Semed).

Vale destacar que este é um estudo de base domiciliar financiado pelo Ministério da Saúde e que além dos dados antropométricos, os entrevistadores coletarão dados de consumo alimentar, práticas de aleitamento materno, exames bioquímicos das crianças e suas mães. A partir dos resultados do Enani será possível conhecer, por exemplo, a magnitude das deficiências nutricionais de crianças de até 6 anos, por regiões do país, sexo e faixa etária, e desta forma fornecer informações para a organização de políticas públicas de alimentação e nutrição na infância.

marcador(es): Palmas,Nutrição,Home