Página inicial > Últimas Notícias > Cerimônia da Árvore faz parte da Semana de Integração dos novos alunos de Engenharia Civil
Civilidade

Por Ascom Câmpus de Palmas | Publicado: Quarta, 06 de Março de 2024, 15h41 | Última atualização em Quarta, 06 de Março de 2024, 15h41

Alunos da XXX Turma do curso de Engenharia Civil, do Câmpus de Palmas, da Universidade Federal do Tocantins (UFT) participaram da "Semana de Acolhimento dos Alunos Ingressantes no Curso", realizado com a participação de alunos, técnicos e professores do curso, principalmente os que estão ligados ao Projeto de Inovação Pedagógica – PIP, além da participação das Ligas Acadêmicas, Centro Acadêmico, Atlética e Empresa Júnior.

De acordo com a coordenadora do curso de Engenharia Civil, professora Roberta Mara, o objetivo do evento é apresentar aos alunos as possibilidades acadêmicas, professores, tutores, padrinhos da turma e setores institucionais da universidade. “Na programação temos a Mesa Redonda, na qual são convidados alunos egressos para falar sobre o mercado de trabalho na Engenharia Civil e a atuação do Engenheiro; a Cerimônia da Árvore, na qual a turma planta a árvore que levará a placa com o nome da turma e, simbolicamente, representa o cuidado e compromisso com a instituição, pois a turma tem a responsabilidade de cuidar da árvore durante o período que estiverem na UFT”, explica Roberta.

O aluno da XX Turma (2019/1), Gabriel Miranda, participou e auxiliou na atividade do plantio da árvore da XXX e reforça a perspectiva de que as ações são interativas e marcantes para o acolhimento dos calouros. “Além de aluno, como estagiário na Coinfra, eu estive no grupo de apoio logístico do plantio e foi um momento de satisfação por mostrar aos novos colegas que nossa profissão tem várias áreas de atuação e que a Universidade já os recebe com atividades que simbolizam os meios de já ter essa experiência por meio do Estágio não-obrigatório”, comenta Gabriel.

Ainda de acordo com a coordenadora, os alunos participam da Cerimônia do Capacete, na qual recebem um capacete customizado com o nome da turma e o Brasão da UFT e da Engenharia Civil. “Esse capacete é o símbolo do Engenheiro Civil, o qual eles seguirão usando nas atividades práticas do curso. Nela, convidamos os familiares e responsáveis pelos alunos para realizar a entrega. É um momento onde professores e pais/responsáveis são apresentados, ampliando o vínculo entre família e instituição”, finaliza Roberta.