Página inicial > Últimas Notícias > Semana do Pescado incentiva o consumo de peixes no Tocantins com programação popular
engenharia de alimentos

Por Daniel dos Santos | Publicado: Segunda, 04 de Setembro de 2023, 12h19 | Última atualização em Segunda, 04 de Setembro de 2023, 12h19

No mês de setembro é realizada a Semana do Pescado, com programação de incentivo ao consumo de peixes. As atividades se iniciaram na sexta feira (01) e seguem até o dia 15. As atividades serão realizadas em colégios, escolas, feiras livres e supermercados de Palmas. Trata-se de um evento nacional que tem como objetivo elevar o consumo do produto para impulsionar a cadeia produtiva da piscicultura no Tocantins. A UFT participa desde 2003, por meio do curso de Engenharia de Alimentos e seu Laboratório de Tecnologia de Carnes.

O curso de Engenharia de Alimentos com a participação dos alunos do curso e sob a coordenação dos professores Pedro Ysmael C. Mujica e Eduardo Sousa dos Anjos, tem programado as seguintes atividades:

- Orientações Técnicas sobre: Características de Qualidade dos Pescados e sobre Formas de Armazenamento / Conservação do Pescado.
- Orientações Técnicas sobre: Valor Nutritivo do Pescado, bem como sobre o seu Aproveitamento Integral (diferentes formas de preparo).
- Entrega de Folhetos sobre o Valor Nutritivo do Pescado e seu Aproveitamento integral (diferentes formas de preparo).

Consumo de peixes no Brasil está abaixo do recomendado

No Brasil, o consumo de pescado é, em média, de aproximadamente 9 kg por habitante ao ano. A recomendação da Organização Mundial do Saúde (OMS) é de 12 kg por habitante ao ano. Com o objetivo de incentivar o consumo de pescado entre a população, estimular o consumo de uma proteína saudável, baseada em várias espécies, com elevado apelo gastronômico, promover o fortalecimento e capacitação da cadeia produtiva através da difusão de conhecimento e valorização dos profissionais do setor para impulsionar o desenvolvimento da piscicultura no Tocantins.

A aquicultura é um dos sistemas de produção de alimentos que mais cresce no mundo, sendo a piscicultura a atividade que vem se mostrando mais promissora. O Brasil possui um dos maiores espelhos de água do mundo, apresentando condições adequadas para a produção de animais aquáticos, podendo tornar-se um dos grandes produtores mundiais de pescado cultivado.

A piscicultura no Estado do Tocantins apresenta-se como uma atividade estratégica na produção de alimentos, devido à grande extensão de corpos hídricos, à abundância de recursos naturais favoráveis para o cultivo de espécies como tambaqui, caranha, surubim, entre outros. O pescado tem um importante papel na dieta humana pelo seu sabor, textura e alto valor nutritivo. É um dos alimentos mais completos, pela qualidade e quantidade de nutrientes, sendo que em média 100 gramas correspondem a mais de 50% da ingestão diária de proteínas recomendadas pela FAO; estas proteínas tem uma digestibilidade superior a 80%, uma eficiência proteica similar ou superior ao padrão de caseína; entre 10-20% de minerais, quantidades variáveis de vitaminas hidrossolúveis e uma porcentagem importante de vitaminas lipossolúveis A, D e E.