Página inicial > Últimas Notícias > Dia do Nutricionista é comemorado nesta quinta-feira (31)
DATA COMEMORATIVA

Dia do Nutricionista é comemorado nesta quinta-feira (31)

Por Caroline Carvalho | Revisão: Paulo Aires | Publicado: Quinta, 31 de Agosto de 2023, 15h15 | Última atualização em Quinta, 31 de Agosto de 2023, 17h32

Hoje, 31 de agosto, é celebrado o Dia do Nutricionista. A data que homenageia esses profissionais foi escolhida em 1949, em virtude da criação da Associação Brasileira de Nutricionistas (ABN), atualmente conhecida como Associação Brasileira de Nutrição (Asbran).

A fim de promover hábitos e estilos de vida saudáveis, visando o equilíbrio nutricional e hormonal, o nutricionista é um profissional que possui um vasto campo de atuação. Segundo dados do Conselho Federal de Nutricionistas (CFN), atuam no país cerca de 132 mil profissionais da área.

“O Nutricionista é um profissional que tem como ferramenta de trabalho o alimento. Assim, temos a responsabilidade de promover uma alimentação adequada e saudável para todos da sociedade. Fazemos isso atuando em políticas públicas de alimentação e nutrição, em unidades hospitalares e clínicas, em unidades de produção de refeições, na análise da composição dos alimentos e também no ensino de Nutrição”, explica a docente Kellen Cristine Silva, do curso de Nutrição da Universidade Federal do Tocantins (UFT).

Na UFT, o curso foi criado em 2009, no Câmpus de Palmas, e ambiciona formar nutricionistas para o desenvolvimento de atividades de assistência técnico-científicas no campo da alimentação e nutrição, visando a promoção, recuperação da saúde e prevenção de doenças de indivíduos e/ou grupos populacionais.

Desde sua criação, o curso formou 416 profissionais para o Tocantins. "Essa data é importante para mim porque me lembra que escolhi uma profissão que fomenta qualidade de vida e bem estar; que oferta cuidados por meio da alimentação, em todas as fases da vida; além de, claro, contribuir no combate à fome (insegurança alimentar e nutricional)", comenta Alessandra Regina, nutricionista, egressa do curso da UFT.

Programação especial

Para comemorar a data, o curso de Nutrição realizou, nesta quarta-feira (30), um evento festivo no auditório da Reitoria. A ocasião reuniu o corpo docente e discente do curso para contar e celebrar a história da profissão no país e trouxe, às mesas-redondas, membros do Conselho Regional de Nutrição (CRN) e do Centro Acadêmico de Nutrição (Canut) para debater sobre representatividade.

“Tivemos que lutar muito pelo nosso espaço e para defender os nossos direitos! Hoje, nosso curso de Nutrição na UFT é um dos melhores da região norte do país, afirmando sua importância na formação de recursos humanos na região e Amazônia Legal”, aponta a coordenadora do curso, professora Sônia Lopes.

marcador(es): Nutrição,Home