Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > 27 de agosto: o dia de quem cuida da mente
Início do conteúdo da página
Data Comemorativa

27 de agosto: o dia de quem cuida da mente

Por Glenda Barros | Publicado: Domingo, 27 de Agosto de 2023, 08h00 | Última atualização em Sexta, 25 de Agosto de 2023, 18h21

Hoje, 27 de agosto, é o Dia Nacional do Psicólogo. A data que homenageia esses profissionais é oficialmente comemorada desde 2016 e foi escolhida por conta da publicação da da Lei 4.119 de 1962, que regulamentou a Psicologia brasileira. 

De acordo com dados do Conselho Federal de Psicologia, existem no Brasil quase 440 mil psicólogos, sendo quase dois mil no Tocantins. Esses profissionais estão atuando em clínicas, no sistema de justiça, na segurança pública, no trânsito, na assistência social e em todos os contextos de cuidado à saúde mental. 

A tendência é que esses números cresçam ainda mais. ''Psicólogas e psicólogos estão sendo cada vez mais requisitados para atuar em diferentes frentes. Vivemos em meio a diversas crises, influenciadas por fatores econômicos, políticos, sociais e culturais. Nos deparamos com inúmeras demandas associadas com a saúde mental das diferentes populações. Depressão, ansiedade, suicídio, dentre outras epidemias nos convocam para atuarmos em parceria com profissionais de outras especialidades, em diferentes áreas de atuação'', comenta o coordenador do curso de Psicologia, Ladislau Nascimento. 

O professor complementa, pontuando que as práticas da Psicologia e o trabalho dos psicólogos auxiliam no desenvolvimento das pessoas nas suas diferentes fases da vida para que elas se sintam bem.

 

A formação profissional

O curso de Psicologia está localizado no Câmpus da UFT em Miracema. Atualmente, o colegiado conta com 15 professores que ministram disciplinas teóricas e teórico-práticas para cerca de 400 estudantes que estão matriculados atualmente. 

Na estrutura do curso, estão incluídas também atividades laboratoriais, como é o caso dos trabalhos e aulas das disciplinas de Neuroanatomia e Técnicas de Avaliação Psicológica.

''Há muitos projetos de pesquisa e extensão no nosso curso, tendo em conta a diversidade de áreas e abordagens na Psicologia. Temos projetos situados nos domínios da Psicologia Escolar e Educacional, bem como nas áreas de Psicologia Social Comunitária e de Psicologia Clínica. Realizamos Oficinas de Orientação Profissional em escolas públicas e trabalhamos com o fortalecimento de políticas públicas. Além disso, oferecemos atendimentos no Centro de Práticas Psicológicas, em Miracema, e no Ambulatório de Práticas Integradas Isabel Auler, em Palmas'', explica Nascimento.

 

Programação especial

Em comemoração ao Dia do Psicólogo, o curso organizou o evento ''Psicologia no Cerrado: reflexões sobre ciência e práticas psicológicas'' na última quarta-feira (23). No Câmpus Warã, em Miracema (TO), estudantes e professores participaram de mesas redondas para debater temas relacionados às pesquisas e práticas da Psicologia no Tocantins e confraternizar. 

Os assuntos das mesas foram: 

  • Percurso histórico para a construção de uma Psicologia comprometida com o social;
  • Saí da Universidade, e agora? Experiências de egressos do curso de Psicologia;
  • A Psicologia e os povos indígenas: construção de saberes e práticas.

Confira fotos do evento:

 

Vem ser UFT!

A Universidade Federal do Tocantins está com dois processos seletivos abertos para seus cursos de graduação presenciais. 

Vestibular 2024/1 -  São 966 vagas distribuídas em 51 cursos da UFT e UFNT. As inscrições seguem abertas até o dia 11 de setembro e devem ser feitas no site da Copese. A taxa de inscrição é de R$140,00. Saiba mais aqui.  

Extravestibular 2024/1 - 1.302 vagas destinadas às modalidades de Transferência Interna e Externa, Reingresso e Ingresso de Portador de Diploma. Os interessados devem realizar a inscrição também pelo site da Copese e pagar a taxa de R$ 120,00. Mais informações aqui 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página