Página inicial > Últimas Notícias > Unidade Modelo de Produção de Proteína Animal da UFT recebe visita de alunos do Cmei Pequeno Príncipe
Extensão

Por Daniela Camargos | Revisão: Paulo Aires | Publicado: Quinta, 15 de Junho de 2023, 16h39 | Última atualização em Sexta, 16 de Junho de 2023, 08h38

Alunos do Cmei Pequeno Príncipe durante visita à Unidade Modelo de Produção de Proteína Animal da UFT/ Foto: Daniela Camargos - Sucom UFTNa manhã desta quinta-feira (15), os alunos do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Pequeno Príncipe visitaram a Unidade Modelo de Produção de Proteína Animal da Universidade Federal do Tocantins (UFT), onde é desenvolvido o projeto de extensão Assistência Técnica a Pequenos Produtores de Alimentos Regionais. A ação é fruto de uma parceria entre a UFT e a Secretaria Municipal de Educação (Semed).

O professor do Curso de Engenharia Civil e coordenador do projeto, Bruno Carrilho, destaca a importância de atividades com a comunidade externa da UFT: “A visita tem como objetivo promover a divulgação das ações da Universidade, além de despertar o interesse dos pequenos pela universidade através de um momento lúdico de interação dos alunos com os animais e as plantas presentes no local”.

As crianças tiveram a oportunidade de interagir com as aves, alimentar os peixes, plantar sementes, coletar ovos, colher frutos, entre outras atividades. “É muito importante para essa turma visitar a unidade porque eles trabalham com um projeto de investigação de turma chamada Animais de Fazenda. Então, virem in loco, conhecer, poder ter esse convívio com os animais e as plantas está sendo muito rico para o conhecimento deles”, destaca a diretora do Cmei Pequeno Príncipe, Alice Furukawa.

Além das visitas, também faz parte dessa parceria, a doação do excedente de produção da Unidade Modelo, como ovos, mandioca, abóbora, feijão, vagem, para a merenda escolar do Cmei.

O diretor do Câmpus de Palmas, professor Moisés de Souza Arantes Neto, ressalta a satisfação de receber esses alunos na Universidade e a importância da vivência que obtiveram ao sair da sala de aula e vindo até a Universidade. “Assim como eles fizeram o plantio do ramo da mandioca, nós também esperamos ter plantado uma sementinha do conhecimento em cada um. Ver a satisfação nos olhos deles quando veem a natureza, esse contato com os animais é muito gratificante para nós”.

Saiba Mais

A Unidade Modelo de Produção de Proteína Animal da UFT, por meio do projeto de extensão Assistência Técnica a Pequenos Produtores de Alimentos Regionais, vinculado ao colegiado do Curso de Engenharia Civil, tem o objetivo de capacitar os pequenos produtores locais e também atender aqueles que desejam começar no ramo e estão à procura de novas ideias e de aprender a construir de uma maneira mais barata.

marcador(es): Palmas,Engenharia Civil,Home