Página inicial > Últimas Notícias > Estudantes de Engenharia Civil apresentam estudos técnicos sobre o Centro Histórico de Porto Nacional
Ensino e Extensão

Por Secom de Porto Nacional | Edição: Glenda Barros | Revisão: Paulo Aires | Publicado: Quarta, 14 de Junho de 2023, 17h35 | Última atualização em Quarta, 14 de Junho de 2023, 17h35

Nesta quarta-feira, 14 de junho, estudantes do curso de Engenharia Civil do Câmpus de Palmas apresentaram os resultados dos estudos técnicos feitos na área do Centro Histórico de Porto Nacional. O estudo foi fruto de atividades realizadas pelos discentes ao longo deste semestre para a disciplina de Estruturas de Aço e Madeira.

O estudo foi supervisionado pelo professor Bruno Carrilho, com apoio da Superintendência do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) no Tocantins e da Secretaria Municipal da Cultura e do Turismo.

O professor Bruno Carrilho, coordenador do projeto, falou sobre a iniciativa: ''O objetivo central deste projeto que estamos desenvolvendo desde o início do ano é fazer a integração da universidade, por meio dos alunos e professores, com a comunidade externa. Então, desde janeiro os alunos foram a campo acompanhar as obras que estavam acontecendo e são escoradas pelo Iphan, ajudaram nesse acompanhamento, aprenderam as técnicas empregadas, como identificar problemas, deram sugestões e receberam algumas demandas. Tivemos trabalhos muito interessantes que irão impactar e trazer resultados positivos. Tudo isso foi apresentado hoje à comunidade, parceiros do Iphan e da prefeitura municipal. É bom ressaltar que esse é só o primeiro passo, a ideia é que seja uma relação continuada entre a Universidade, a prefeitura de Porto Nacional e o Iphan, de modo que a gente esteja presente nesse sentido, auxiliando do ponto de vista técnico, integrando os alunos com a cidade”, explicou.

O secretário municipal da Cultura e do Turismo, Fernando Windlin, ressaltou: "Esse projeto é de suma importância, pois é uma oportunidade aos estudantes de estarem conhecendo melhor e aprimorando os conhecimentos sobre a história e a arquitetura da nossa Porto Nacional, ampliando a rede de preservação local”.

marcador(es): Engenharia Civil,Home