Página inicial > Últimas Notícias > Câmpus de Arraias realiza corrida de rua em homenagem aos 20 anos da UFT
Corrida de rua

Câmpus de Arraias realiza corrida de rua em homenagem aos 20 anos da UFT

Por Caroline Carvalho | Revisão: Paulo Aires | Publicado: Segunda, 29 de Mai de 2023, 18h01 | Última atualização em Quarta, 07 de Junho de 2023, 11h17

O Câmpus de Arraias, da Universidade Federal do Tocantins (UFT), realizou, neste domingo (28), a Corrida de Rua UFT Arraias 2023. O evento foi organizado pela Direção do Câmpus e pela Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários (Proex), em homenagem aos 20 anos da universidade.

Na região turística das Serras Gerais, entre colinas, construções antigas e muros de pedras, a comunidade interna e externa da universidade pôde prestigiar a UFT através da prática esportiva, dividida em quatro categorias: 17km (corrida); 10km (corrida); 5km (corrida); 5km (caminhada).

O diretor do Câmpus de Arraias, Tony de Jesus, encabeçou a organização do evento e também participou da corrida como atleta, na categoria 17km (corrida). “Agradeço aos colegas professores e técnicos, à Proex, à Superintendência de Comunicação (Sucom) e às várias delegações aqui presentes. Participar como atleta, dos 17km, é um desafio bastante grande porque temos um percurso com muitas subidas. Mas, o mais importante de tudo é estar presente em um evento como esse, integrando a universidade à comunidade. É fantástico!”, comemorou.

Atletas de cidades próximas à Arraias, como Monte Alegre de Goiás, Cavalcante, Paranã e Campos Belos estavam presentes no evento. Gabriel Ferreira veio do município goiano de Cavalcante para participar da corrida. “A UFT fez um evento bem organizado. Consegui ser campeão na categoria 5km (corrida), completando o percurso aos 18 minutos e 45 segundos”, pontuou.

A pró-reitora de extensão, Maria Santana, também estava presente na corrida e conquistou o quinto lugar na categoria 5km (caminhada). “O clima de Arraias é maravilhoso! Participei da competição, percorrendo cinco quilômetros e ganhei medalha! É lindo ver o trabalho que foi realizado aqui e a participação dos professores, estudantes e comunidade em geral”, destacou.

A zona urbana de Arraias é a mais alta do estado, com cerca de 722 metros de altitude. O professor do curso de Licenciatura em Matemática, Fernando Soares, destaca que os aclives do trajeto da corrida são os maiores desafios para os atletas. “É um prazer participar dessa corrida. Estava com muita expectativa, porque é um trajeto bem difícil, com muitas ladeiras e com uma galera muito boa para correr. Mas, consegui concluir a prova”, declarou.

Dulcilene Ramalho se inscreveu na categoria 5km (caminhada) e também foi desafiada pelo percurso íngreme da corrida. “Esta é a primeira vez que participo de um evento como esse. O mais difícil, para mim, foi subir a ladeira final. Mas foi uma experiência muito boa ter participado do evento”, afirmou.

Professora homenageada

Para além dos desafios do percurso, do clima ameno e do suor dos atletas, o evento foi palco para uma homenagem. Na ocasião, a professora Magda Suely Pereira, recém-aposentada do curso de Pedagogia do Câmpus da UFT em Arraias, recebeu o prêmio de honra ao mérito pelo comprometimento com a extensão universitária prestada à comunidade tocantinense junto à Proex.

“Esta é uma homenagem que a Proex fez em comemoração aos vinte anos da UFT, para homenagear a professora Magda, que contribuiu imensamente para a universidade: foi uma grande extensionista, que trabalhou com as comunidades tradicionais e também com o Projeto Cidadania”, pontua Maria Santana, pró-reitora de extensão.

“Fico muito feliz em receber esta homenagem e por fazer parte dos 20 anos da universidade, porque estou aqui no câmpus desde o início: desde a Unitins à UFT. Arraias precisa muito desta universidade, como também precisa de todos os cursos que estão sendo desenvolvidos aqui”, conclui a professora homenageada, Magda Suely.

Confira as fotos do evento

marcador(es): Arraias,Proex,Home,Corrida UFT