Página inicial > Últimas Notícias > Projeto de extensão da UFT leva alunos do curso de Engenharia Civil para visita ao Centro Histórico de Porto Nacional
Extensão

Por Gabriela Cardoso Carneiro | Edição: Joice Danielle Nasciemento | Revisão: Paulo Aires | Publicado: Quinta, 16 de Março de 2023, 18h16 | Última atualização em Quinta, 16 de Março de 2023, 18h16

Na última quarta-feira (15).  os estudantes do curso de Engenharia Civil, da Universidade Federal do Tocantins (UFT), visitaram o Centro Histórico de Porto Nacional. A visita faz parte do projeto de extensão “Conservação dos imóveis do Centro Histórico de Porto Nacional”, desenvolvido pela UFT .O objetivo do projeto é oferecer aos alunos do curso de Engenharia Civil uma experiência além do conteúdo trabalhado em sala de aula, ampliando os aspectos técnicos dos componentes curriculares e incluindo a complexidade que cerca as ações de engenharia, sobretudo em um campo como o patrimônio cultural.

Segundo o professor Bruno Carrilho, responsável pelo projeto: “O objetivo é envolver a comunidade acadêmica da UFT, a prefeitura de Porto Nacional, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), enquanto responsável pelas ações de conservação desse patrimônio, e a comunidade que vive e usufrui deste espaço”. Bruno destaca também a troca de conhecimentos proporcionados pela ação: "Os estudantes estarão indo semanalmente a Porto, acompanhando as obras, convivendo com os agentes envolvidos nesse processo, desde o ajudante de pedreiro até os gestores municipais e federais”, explica.

O professor Bruno ressalta ainda os benefícios do projeto para a comunidade e destaca os próximos passos a serem dados pelo projeto: “A comunidade, por outro lado, vai receber o apoio técnico da Universidade, por meio do corpo docente e dos estudantes que participam dessa ação, através do acompanhamento das obras, garantindo a sua qualidade, bem como a elaboração de projetos para os prédios públicos ou de pessoas com hipossuficiência financeira. O projeto visa ampliação e parcerias. “A ideia é que seja estabelecida uma parceria entre a UFT e os entes governamentais para que esse projeto seja continuado e expandido, atendendo a demanda da curricularização da extensão na universidade”, finaliza Bruno.