Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Prograd e Câmpus de Palmas preparam evento integrado de formação de professores com foco em inovação pedagógica
Início do conteúdo da página
I Inova UFT

Prograd e Câmpus de Palmas preparam evento integrado de formação de professores com foco em inovação pedagógica

Por Bianca Zanella | Revisão: Paulo Aires | Publicado: Sexta, 27 de Janeiro de 2023, 11h58 | Última atualização em Segunda, 30 de Janeiro de 2023, 16h46

Representantes de universidade finlandesa e pesquisadores do Rio de Janeiro estão confirmados na programação que começa dia 6 de fevereiro e vai até 3 de março

De 6 de fevereiro a 2 de março, a Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), em parceria com a Progedep, a Proap e o Câmpus de Palmas, promove o I Inova UFT, um evento de formação de professores com foco em inovação pedagógica. A abertura será com Felipe Carvalho, pesquisador da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (Anped); e Mariano Pimentel, professor da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio). A conferência de encerramento será com Carita Tuulikki Prokki e Virpi Maarit Heinonen, da Finlândia. A participação das finlandesas ocorre no contexto da realização do "I Qualifica UFT: metodologias inovadoras de ensino", promovido pelo Câmpus de Palmas e que integrará a programação do evento Inova UFT. Além disso, estão previstas 40 oficinas e minicursos, com atividades nos cinco câmpus da Universidade.

Carita e Virpi atuam na área de negócios e internacionalização da Universidade de Tampere, são especialistas em metodologias ativas e realizam um trabalho dedicado à implantação de métodos educacionais para a modernização do ensino em diferentes países, com base em conceitos como liderança e empreendedorismo educacional. No evento, elas apresentarão o método de ensino finlandês com ênfase em metodologias ativas e falarão sobre formas de avaliação dos alunos nesse paradigma educacional.

Na mesma linha, os professores Mariano Pimentel e Felipe Carvalho abordarão o tema "Aprendizagem Colaborativa e Interativa". Felipe é doutor em Educação e especialista em Educação com aplicação da Informática. Mariano é doutor em Informática e ambos são pesquisadores da área de Cibercultura.

Os eventos principais serão realizados em Palmas, com transmissão ao vivo via internet e tradução simultânea para falas das convidadas estrangeiras. As conferências de abertura e encerramento serão abertas à comunidade em geral. Já as oficinas e minicursos serão exclusivos para docentes da UFT. Os minicursos e oficinas terão duração entre 16 e 8 horas, sendo que parte da carga horária, em alguns casos, será presencial e a outra parte cumprida a distância por meio de atividades práticas em ambiente virtual de aprendizagem (Moodle).

Aprendizagem híbrida, metaverso na educação, "gamificação", inovação no planejamento de aulas, aprendizagem criativa e sala de aula invertida (flipped classroom) são alguns dos temas que serão abordados ao longo dos eventos. Os detalhes da programação e as orientações para inscrições devem ser divulgados nos próximos dias.

A vinda das professoras finlandesas é resultado de um projeto do Câmpus de Palmas que foi contemplado com R$ 57 mil do governo do Estado do Tocantins, por meio de uma emenda parlamentar. O restante das atividades será custeado com recursos da própria Universidade. À frente da organização do evento estão Monise Busquets, titular da recém-criada Coordenação de Inovação Pedagógica da Prograd; e Maria Joaquina Goulart, assistente em administração da Direção do Câmpus de Palmas. Segundo Monise, a intenção é oferecer aos professores atividades focadas em inovação pedagógica que possam contribuir com o trabalho docente neste momento que é dedicado ao planejamento do semestre letivo, antes da volta às aulas. "Como o Câmpus de Palmas já estava caminhando com a organização de um evento com proposta muito semelhante, nós resolvemos integrar as duas iniciativas e, com isso, ampliar a programação para incluir todos os câmpus", explicou.

Cartaz do evento Inova UFT com fotos dos palestrantes confirmados

Fim do conteúdo da página