Página inicial > Últimas Notícias > Curso sobre “Letramento em Saúde, Produção do Conhecimento e Cuidado-centrado na População" ocorre esta semana
Ensino

Por Caroline Falcão | Revisão: Paulo Aires | Publicado: Segunda, 11 de Julho de 2022, 10h38 | Última atualização em Segunda, 11 de Julho de 2022, 11h10

O Programa de Mestrado em Ensino em Ciências e Saúde (PPGECS), da Universidade Federal do Tocantins (UFT), promove, de 11 a 15 de julho, no período manhã e tarde, o curso “Letramento em Saúde, Produção do Conhecimento e Cuidado-centrado na População", em colaboração científica desenvolvida entre a Toronto Metropolitan University e a Universidade Universidade Federal do Tocantins (UFT).

O curso abordará conceitos de letramento em saúde individual e comunitário e ainda o de instituições de saúde responsivas ao letramento em saúde, segundo a Declaração de Shanghai (Organização Mundial da Saúde, 2018). A ação objetiva atualizar o conhecimento em letramento em saúde e definir ações multidisciplinares por meio de novas perspectivas conceituais. A programação propõe 30 horas semanais de atividades em sala de aula (presencial).

Nessa ocasião, a equipe docente será liderada pela Profª Drª Margareth Zanchetta (enfermeira brasileira-canadense) e conta com a participação da Profª. Drª. Kateryna Metersky (ambas docentes da Toronto Metropolitan University, Daphne Cockwell School of Nursing, Toronto- Canadá) e da Profa Dra. Katarinne Moraes (UnB).

Conforme o professor Fernando Rodrigues Peixoto Quaresma, "as instituições responsivas ao letramento em saúde são aquelas que prestam serviços, programas e informações de saúde, promovendo a equidade no acesso a serviços e envolvimento da clientela, para atender às diversas necessidades e preferências de letramento em saúde de indivíduos, famílias e comunidades. Assim, essas instituições apoiam a clientela a participar nas decisões relativas à sua saúde e bem estar" (Trezona, Dodson, & Osborne, 2017) .

marcador(es): Palmas,Miracema,Home,PPGECS