Página inicial > Últimas Notícias > Curso de Psicologia aposta no cinema para dialogar sobre mulheres, saúde mental e diversidade
Psicologia

Por Joice Danielle Nascimento, com informações da Coordenação da LASM /UFT | Revisão: Paulo Aires | Publicado: Segunda, 14 de Março de 2022, 09h06 | Última atualização em Segunda, 14 de Março de 2022, 09h06

O curso de Psicologia da Universidade Federal do Tocantins, por meio da Liga Acadêmica de Saúde Mental para Mulheres (LASM-UFT), lançará na próxima quarta-feira, (16), no Câmpus da UFT em Miracema, o Projeto de Extensão “Mulheres (en)cena: cine-debate, saúde mental e diversidade”. O projeto, que é coordenado pelas professoras Jamile Luz Morais Monteiro e Daniele Vasco Santos, objetiva promover o diálogo e a reflexão em torno da saúde mental das mulheres.

A principal ideia do projeto é discutir a saúde mental feminina sob o olhar de diferentes marcadores sociais (como raça, gênero, geração, deficiência, classe e sexualidade), estimulando a interação e a troca de experiências entre comunidade acadêmica e externa. O projeto terá periodicidade mensal e será realizado em diversos espaços da cidade de Miracema.

A professora Jamile, que é uma das coordenadoras da iniciativa, destaca que o projeto vai além da democratização da cultura: “A proposta do cine-debate visa não apenas democratizar a cultura através do cinema, mas também se trata de um espaço de discussão sobre mulheridades e feminilidades. Sim, porque mulher não é só uma, somos várias!”

O lançamento do projeto será realizado no auditório do Câmpus Cerrado, às 8h. Para o primeiro debate, as coordenadoras do projeto, juntamente com a professora Sarug Dagir, que também faz parte do colegiado de Psicologia da UFT,  discutirão o filme “ A filha perdida", longa de 2021, dirigido por Maggie Gyllenhaal. O evento em questão também faz parte da programação voltada ao acolhimento dos calouros do curso - o V Acolhe Psicologia. Mais informações sobre o evento podem ser obtidas no perfil da LASM no Instagram: @lasm.uft.

marcador(es): Miracema,Home,Psicologia