Página inicial > Últimas Notícias > Práticas de Eugenia é tema de curso de extensão

Práticas de Eugenia é tema de curso de extensão

Por Caroline Falcão | Revisão: Paulo Aires | Publicado: Terça, 03 de Agosto de 2021, 19h19 | Última atualização em Terça, 03 de Agosto de 2021, 19h31

O Programa de Pós-Graduação em Psicologia, em conjunto com o Departamento de Psicologia (DPI) e o Grupo de Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Higiene Mental e Eugenia (Gephe) da Universidade Estadual de Maringá (UEM), em parceria com o curso de Psicologia da Universidade Federal do Tocantins (UFT) promovem, entre os dias 31 de agosto a 19 de outubro, o curso de extensão ‘Práticas de Eugenia: fundamentos e desdobramentos’.

O curso será realizado em seis encontros, às terças-feiras, no horário das 13h30 às 15h. As inscrições podem ser realizadas aqui. Após a inscrição o interessado será incluído em uma turma do Classroom por meio da qual terá acesso a todas as informações a respeito do curso (links, lembretes, materiais, etc).

Podem se inscrever profissionais de saúde e do Direito, estudantes de graduação e pós-graduação das áreas afins de instituições públicas e privadas, além de demais interessados.

O objetivo do curso é discutir o ideário da eugenia à luz da perspectiva histórica, resgatando seus fundamentos filosóficos e refletindo sobre suas práticas, perspectivas e desdobramentos nas políticas públicas de educação, saúde e voltadas à mulher.

TÍTULO DO ENCONTRO

MINISTRANTE

31/08/2021

Fundamentos histórico-filosóficos do ideário da eugenia

Profª. Dra. Maria Lucia Boarini

14/09/2021

A educação na perspectiva eugênica

Ms. Melline Ortega Fagion

Ms. Guilherme Prado Roitberg

21/09/2021

Reflexões sobre eugenia na atualidade

Ms. Melline Ortega Fagion

Ms. Guilherme Prado Roitberg

28/09/2021

"Melhor para Todo o Mundo": a construção da ideia de pureza racial e a legitimação das práticas de esterilização eugênica.

Dra. Pietra Stefania Diwan

05/10/2021

Esterilização humana como medida de eugenia negativa: aproximações entre Brasil e Canadá

Profª. Dra Lilian Denise Mai