Página inicial > Últimas Notícias > Conheça o Curso de Educação Física no Câmpus da UFT em Miracema
SÓ VEM!

Conheça o Curso de Educação Física no Câmpus da UFT em Miracema

Por Bruna Santos | Edição: Samuel Lima - Revisão: Paulo Aires | Publicado: Terça, 23 de Março de 2021, 08h40 | Última atualização em Terça, 23 de Março de 2021, 15h31

Cheio de oportunidades para oferecer aos profissionais, o curso de Educação Física do Câmpus da UFT em Miracema, proporciona mais de 20 linhas de pesquisas em sua área, deixando para os alunos, a missão de escolher entre tantas opções. A UFT, por meio do Processo Seletivo Complementar (PSC) e pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), oferta 40 vagas para ingresso no ensino superior, 20 em cada um dos processos.

Com o colegiado muito bem estruturado, composto por 12 docentes: seis possuem qualificação de doutorado, um com mestrado e outros cinco em processo de doutoramento, o curso promete uma licenciatura de qualidade aos seus estudantes.

Após sua formação, o profissional pode atuar na área da educação física escolar, sendo ela, pública ou privada; seja na educação infantil; ensino fundamental nos anos iniciais e finais; ensino médio; Eja, entre outros. As portas também ficam abertas para atuar em secretarias de educação e em coordenações pedagógicas.

O curso também consegue surpreender no quesito Projeto de Extensão, onde possuem projetos de grande impacto na comunidade. Tratando-se de extensão, os projetos como Colônia de Férias que atende crianças de 7 a 12 anos no final do ano letivo da rede pública de Miracema; Caminhada Orientada, que integra crianças e idosos em atividades físicas orientadas e acompanhadas pelos acadêmicos; InfoKids, projeto que tira dúvidas e indica atividades para serem realizadas com crianças pequenas em casa; ganham atenção.

O curso também conta com projetos que articulam ensino, pesquisa e extensão, como o projeto "Currículo Cultural" do professor Lucas Xavier, que se destaca junto aos que analisam os objetos de ensino da educação física (ginásticas, esportes, danças, lutas, capoeira, etc.).

Segundo o coordenador do curso, Marciel Barcelos Lano, "Somos o único do Tocantins com professores doutores em quase todas as disciplinas da grade curricular. Professores que dedicam suas vidas profissionais para formar novos professores", afirma o coordenador, completando que, "...a UFT também conta com uma infraestrutura moderna e recém-construída, com sala de ginástica, sala de dança, laboratório anatômico e de fisiologia, pista de atletismo, campo de futebol e ginásio poliesportivo inaugurado em 2021".

Ainda segundo o coordenador, "A UFT tem um compromisso com a educação de qualidade e gratuita no estado do Tocantins e com o desenvolvimento regional e isso perpassa pela capacitação das pessoas. Fora isso, a Universidade pensa e trabalha todos os dias para ofertar a melhor formação possível para seus alunos, fornecendo bolsas, auxílios, infraestrutura e até mesmo a possibilidade de estudar fora do país", finaliza Lano.

Confira com detalhes, as principais linhas de pesquisa

A Educação Física também percorre pela área da saúde, abrindo um leque maior de opções em suas frentes de pesquisa, confira:

• Educação física escolar e esportes;
  • Atividade física e promoção da saúde;
  • Estilo de vida, saúde e qualidade de vida;
  • Educação física e saúde na escola;
  • Consumo de alimentos e estilo de vida;
  • História e memória do esporte e das práticas corporais;
  • Corporeidade e pedagogia do movimento no esporte;
  • História e memória do lazer;
  • Lazer, recreação;
  • Educação física na educação infantil;
  • Educação física e deficiências;
  • Fatores de risco para doenças crônicas não transmissíveis e promoção de saúde;
  • Anatomia e biomecânica humana;
  • Educação física escolar;
  • Filosofia da Educação Física;
  • Estado, sociedade e práticas educativas;
  • Currículo, avaliação e práticas pedagógicas da educação física na educação básica;
  • Atividade física e promoção da saúde;
  • Educação física e desenvolvimento humano;
  • Comportamento motor;
  • Atividade física na infância;

Inscreva-se no PSC 2021/1

Uma das possibilidades de ingresso no curso de Educação Física (Câmpus de Miracema) na UFT é por meio do Processo Seletivo Complementar (PSC) 2021/1. São ofertadas 20 vagas para o curso, divididas nas modalidades de Ampla Concorrência, Ações Afirmativas UFT (Indígenas e Quilombolas) e Sistema de Cotas para Escolas Públicas. As inscrições ocorrem de 29 de março a 5 de abril de 2021

Confira mais detalhes na matéria Lançado edital do Processo Seletivo Complementar (PSC 2021/1) com 948 vagas para graduação

Inscreva-se no SiSU 2021/1

Outra chance de ingresso é via Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que terá inscrições abertas de 06 a 09 de abril. Para Educação Física (Câmpus de Miracema), são também ofertadas 20 vagas, divididas nas modalidades de Ampla Concorrência, Ações Afirmativas UFT (Indígenas e Quilombolas) e Sistema de Cotas para Escolas Públicas. A seleção é feita exclusivamente com base nos resultados obtidos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), referente ao ano de 2020.

Confira mais detalhes na matéria UFT divulga oferta de 947 vagas para graduação via SiSU 2021/1.