Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

PSC

Aberto edital para ingresso na UFT pela nota do Enem

Esta é a chance que você esperava para ingressar na UFT e UFNT!

A Universidade Federal do Tocantins (UFT) divulgou, nesta sexta-feira (03), o edital de abertura para ingresso em seus cursos de graduação para o primeiro semestre de 2023, por meio do Processo Seletivo por Nota do Enem (PSEnem).

O Processo Seletivo Complementar da UFT - antes conhecido como PSC - está de nome novo. Agora, o processo seletivo, que utiliza a nota do Enem, chama-se PSEnem. As inscrições começam a partir do dia 14 , podendo ser feitas até o dia 23 de fevereiro, pelo Sistema de Ingresso na Graduação (SIGRAD).  O início das aulas está previsto para março.

Para o  PSEnem UFT 2023/1, são ofertadas 1.238 vagas, distribuídas entre 49 cursos de graduação, nos cinco câmpus da UFT - Palmas, Gurupi, Porto Nacional, Arraias e Miracema; e dois da UFNT, Araguaína e Tocantinópolis.

Podem concorrer às vagas os candidatos que tenham participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), dos anos 2013 a 2022, independente de participação ou inscrição no processo seletivo do SiSU.

Caso o candidato tenha feito o Enem mais de uma vez, entre 2013 e 2022, deverá optar pela utilização da nota de apenas uma das edições.

Tem interesse nesta oportunidade? Acesse o edital de abertura e confira mais informações sobre o PSEnem.

Vestibular UFT

Anualmente, a UFT realiza dois vestibulares tradicionais: um no primeiro semestre do ano, e outro no segundo semestre. A isenção da taxa de inscrição pode ser solicitada por candidatos que estejam inscritos no CadÚnico, pessoas com renda familiar bruta mensal per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo; e por aqueles que tenham cursado o ensino médio em rede pública ou como bolsista integral em escola da rede privada.

As inscrições geralmente são realizadas pelo site da Coordenadoria de Processos Seletivos (Copese). O candidato precisa selecionar a opção de curso que deseja concorrer e o local onde pretende realizar a prova.

Para participar do vestibular, é necessário que os candidatos paguem uma taxa que consta no edital de abertura, exceto os que forem contemplados com a isenção da taxa conforme dispõe o edital.

Para conferir a lista de inscritos confirmados no processo seletivo e informações de desempenho na prova, o candidato precisa ficar atento ao site da Copese.

Câmpus de Miracema oferta 40 vagas em 2 cursos no PSC 2022/2

A Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) da UFT lançou edital para o Processo Seletivo Complementar 2022/2. São 785 vagas distribuídas em 42 cursos nos cinco câmpus da UFT e dois da UFNT, para ingresso no segundo semestre de 2022.

As inscrições têm início dia 26 de maio e encerram dia 08 de junho de 2022 e serão exclusivamente online, através da nota no ENEM, dos anos de 2015 a 2021. O resultado está previsto para sair dia 20 de junho de 2022. Todos os detalhes sobre o edital podem ser conferidos em www.copese.uft.edu.br

Câmpus de Miracema

Das 785 vagas oferecidas pelo Processo Seletivo Complementar 2022/2, o Câmpus de Miracema oferece 40, divididas entre os cursos de Serviço Social e Pedagogia. Abaixo, você confere um pouco mais sobre cada curso e o que eles têm a oferecer.

Serviço Social

Modalidade: bacharelado

Quantidade: 20 vagas

Turno: noturno

Duração: 4,5 anos – 9 semestres

Média salarial: R$ 2.588,67

Área de atuação: espaços institucionais governamentais (secretarias, poder judiciário, asilos, órgãos de planejamento) como também não-governamentais (associações, organizações sociais, sindicatos).

Pedagogia

Modalidade: Licenciatura

Quantidade: 20 vagas

Turno: matutino

Duração: 4,5 anos – 9 semestres

Média salarial: R$ 1.851,88 para uma jornada de trabalho de 24 horas semanais (essa média é para o serviço público e educação infantil, podendo variar de acordo com o nível).

Área de atuação: Professor da educação infantil, do ensino fundamental, médio e educação profissional; Gestão educacional; Produtor e difusor de conhecimento científico e tecnológico do campo educacional.

O que falam sobre o curso:

A Gabriela Fernanda do Carmo concluiu o curso de pedagogia em Miracema em dezembro de 2020. Ela escolheu o curso por acreditar na educação pública de qualidade e por querer contribuir na vida de muitos estudantes e na educação do Tocantins. “Nestes 4 anos e meio de curso, tive a oportunidade de produzir e publicar artigos, participar de seminários, participar da escrita de livros, ser monitora voluntária e, além de muito conhecimento, abriu as portas para que eu ingressasse no mestrado em Educação na UFT, no Câmpus de Palmas”, conclui.

Fim do conteúdo da página