Página inicial > Últimas Notícias > Acadêmicos de História criam biblioteca virtual compartilhada para auxiliar em monitorias digitais
PORTO NACIONAL

Por Ana Lissa Alves | Edição: Samuel Lima | Publicado: Sexta, 27 de Novembro de 2020, 09h50 | Última atualização em Sexta, 27 de Novembro de 2020, 12h27

Um grupo de acadêmicos do curso de História, do Câmpus de Porto Nacional, está desenvolvendo uma biblioteca digital com o objetivo de auxiliar alunos, professores e pesquisadores. A ideia surgiu antes do início da pandemia do Covid-19, quando Nilson Giuvannucci Rosa, estudante do 4° período de História, viu a necessidade de implantar um sistema de organização do próprio material de estudo. Da necessidade pessoal nasceu o projeto da "Biblioteca Virtual Alexandria".

O projeto teve início no dia 29 de outubro, em homenagem pela fundação da Biblioteca Nacional do Brasil em 1810. A idealização se deu por meio das Monitorias Digitais, quando os monitores Giuvannucci Rosa, Vitória Sousa e Moacir Felipe, constataram que o acesso remoto gerou uma procura maior de materiais enquanto a biblioteca do Câmpus estava indisponível, por conta da pandemia gerada pela Covid-19.

Os alunos pretendem expandir a Biblioteca Virtual Alexandria para a Universidade. “O grupo não é interno. A ideia é que seja um espaço para ajudar todos estudantes, professores e pesquisadores. Estamos inicialmente focados no curso de História e no Câmpus de Porto Nacional porque é o início, e é essa a nossa demanda. Porém, desde o início já foi pensado que poderia se tornar algo de grande porte.” diz o acadêmico.

Os monitores são supervisionados pelo professor George Leonardo Seabra Coelho, que acredita que a ação é progressista. “Considero inovadora, uma vez que os debates referentes às tecnologias ainda são minimizadas nos cursos de formação de professores”. O docente ainda ressalta que a ação é uma alternativa para lidar com as restrições. “Como o isolamento social impede que os alunos desloquem para a biblioteca, os discentes podem acessar o acervo via celular, tablet, notebook e outros recursos tecnológicos. Eles podem imprimir ou fazer a leitura digital". Coelho enfatiza ainda que a ação revela que quando os acadêmicos são  estimulados eles podem criar possibilidades e inovações tecnológicas.

Inscrições abertas no PSC

O Curso de História do Câmpus de Porto Nacional tem vagas ofertadas por meio do Processo Seletivo Complementar, com inscrições estão abertas até domingo (29). Esta graduação tem duração de oito semestres (quatro anos) e os interessados podem utilizar a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2018 ou 2019 para tentar uma das vagas.