Página inicial > Últimas Notícias > Aprovado retorno de atividades presenciais do Internato Médico para a 11ª Turma de Medicina
CONSUNI

Por Samuel Lima | Publicado: Segunda, 17 de Agosto de 2020, 19h00 | Última atualização em Terça, 06 de Outubro de 2020, 14h54

Em reunião extraordinária online (transmitida ao vivo, no canal oficial da UFT no Youtube) ocorrida na tarde desta segunda-feira (17), o Conselho Universitário da UFT (Consuni/UFT) aprovou o retorno das atividades presenciais do Internato Médico (estágio curricular obrigatório) da 11ª turma do curso de Medicina do Câmpus de Palmas. Após discussão, que se prolongou por cerca de três horas, foram computados 14 votos favoráveis, oito contra e uma abstenção.

De acordo com o parecer do conselheiro e relator da Comissão de Legislação e Normas, professor José Manoel Sanches da Cruz Ribeiro, o retorno é condicionado ao atendimento das recomendações dos órgãos de controle da atividade acadêmica e também dos setores da saúde, tanto em nível federal quanto estadual e municipal.

Segundo o representante acadêmico no Internato, Thiago Henrique Silva, enfatizou que há segurança para o retorno das atividades presenciais. "A demanda foi iniciada pelos estudantes, via colegiado, Direção do Câmpus e depois Prograd, uma solicitação para o retorno das atividades. São 33 alunos", explicou o acadêmico. A estudante Laura Cristina Neves da Silva, também representante discente, destacou que o 11º período solicitou o retorno do internato de forma unânime.

O reitor Luís Eduardo Bovolato, destacou que mesmo sendo uma discussão difícil e complexa, o Consuni posicionou-se favorável ao retorno das atividades. Ressaltou que o processo foi bem instruído desde a base, passando por todas as instâncias (Colegiado, Direção de Câmpus, Comitê Extraordinário Covid, Procuradoria Jurídica, Comissão de Legislação e Normas e, por fim o Consuni). "Foram várias manifestações. A situação em que estamos é complexa; a cada dia o cenário é diferente. Em nenhuma universidade onde se discutiu isso houve consenso. Mas, penso, que resguardou-se (para além da vontade dos alunos) a consideração para os cuidados que condicionam essa retomada. Foi uma decisão madura do Consuni, e vamos segui-la", pontuou.

Próximos passos

Segundo a diretora de Registro e Controle Acadêmico, Daniella Borges, os próximos passos agora  envolvem a comprovação do atendimento às recomendações do relator do processo. "Deverá ser realizado um novo cronograma de início das atividades. Os alunos passarão por treinamento para uso das EPIs e a UFT iniciará o monitoramento das atividades de estágio, semanalmente, para garantir que os protocolos estão sendo cumpridos e avaliar as configurações de saúde e segurança dos discentes e docentes", explicou. Ainda segundo a Prograd, deverá ser construída uma Instrução Normativa conjunta (Prograd / Câmpus de Palmas / Curso de Medicina) com base na decisão do Consuni, elencando os detalhes desse retorno.

O diretor do Câmpus de Palmas, professor Marcelo Leineker, disse que seu posicionamento foi favorável tendo em vista que em diversas instâncias (Estudantes, Colegiado, Procuradoria Jurídica, Secretaria de Estado da Saúde, Fundação Escola de Saúde e a coordenação do Internato Interinstitucional) houve aquiescência. "Com tudo isso, fomos favoráveis. Todas as normas estarão sendo seguidas. Os estudantes foram treinados para os novos protocolos. Os professores também passarão por estes protocolos", disse o diretor, complementando que haverá pelo menos três filtros de verificação das normas de segurança e usos de EPIs: do próprio aluno, do preceptor e pelos responsáveis das unidades de saúde. "Todos avaliarão e atestarão se os EPIs estão sendo portados e corretamente utilizados".