Página inicial > Últimas Notícias > Equipe de Rúgbi da UFT é o quarto melhor time universitário do Brasil
esporte

Equipe de Rúgbi da UFT é o quarto melhor time universitário do Brasil

Por Daniel dos Santos | Publicado: Sexta, 31 de Mai de 2019, 13h31 | Última atualização em Sexta, 31 de Mai de 2019, 14h07

Dois dias de viagem para ir. Dois dias para voltar. Uma conquista: o time de rúgbi da Universidade Federal do Tocantins é a quarta melhor equipe universitária do Brasil. Nos dias 24 e 25 de maio, os atletas-estudantes da UFT participaram dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs), em Recife-PE, e se mantiveram como os melhores da região Norte.

Na primeira fase, a UFT ganhou com facilidade do time do Amapá e perdeu da Unip, que é o campeão brasileiro. Nas semifinais, perdeu o jogo disputado com a UFG. Na disputa pelo terceiro lugar com a Uninassau, o bronze não veio por detalhes no fim do jogo.

O capitão do time, Nilson Grimm, avalia que na comparação aos times que ficaram à frente, a participação foi muito boa, e pontua o que pode melhorar nos próximos anos. “Outros times têm treinadores profissionais. Para vir ao evento, fizemos uma viagem de mais de 36 horas”, destaca Grimn.

Outra dificuldade apontada pelo capitão foi a falta de ritmo de jogo. “Por não ter um time adversário por perto, a gente treina, mas não joga amistoso. Quando tem jogo, já é no campeonato”.

O estudante e atleta Ericles da Silva comemorou a experiência como uma das melhores que ele já teve pela UFT. “Jogamos contra as melhores equipes do país e, apesar de toda dificuldade, toda a luta, falta de apoio e da distância, conseguimos ficar entre as quatros melhores equipes do campeonato. Só tenho que agradecer esse momento. Porém, a luta continua e estaremos mais fortes para a próxima disputa. Obrigado ao time!”.

Formação do time

O UFT Rugby foi criado em 2016 por estudantes em sua maioria por estudantes de Engenharia Civil e Engenharia Elétrica. Em 2016 e 2017 foram campeões do Torneio das Engenharias do Centro Oeste (TECO). Em 2017, o time participou do Jubs e ficou em terceiro lugar. Em 2018 e 2019, o time terminou em quarto lugar. Na Copa Centro-Oeste o time foi vice-campeão.