Página inicial > Últimas Notícias > IAC da UFT fará projeto de georreferenciamento fundiário em Arraias
UFT SOCIAL

IAC da UFT fará projeto de georreferenciamento fundiário em Arraias

Por Samuel Lima | Publicado: Sexta, 05 de Abril de 2019, 18h41 | Última atualização em Terça, 09 de Abril de 2019, 18h00

O Instituto de Atenção às Cidades, da Universidade Federal do Tocantins, deverá fazer o projeto de georreferenciamento fundiário no município de Arraias. A ação foi demandada na tarde desta sexta-feira, durante reunião entre representantes da UFT e da Prefeitura Municipal, no Câmpus de Arraias. Participaram da reunião a vice-reitora da UFT, Ana Lúcia de Medeiros, do prefeito de Arraias, Wagner Gentil, a diretora interina do Câmpus, professora Adriana Demite Sthephani Carvalho e representantes do Instituto de Atenção às Cidades (IAC/UFT).

Representantes do município de Arraias e da UFT participaram da reunião na tarde desta sexta-feira (5) (Foto: Claudomiro André/Divulgação)Representantes do município de Arraias e da UFT participaram da reunião na tarde desta sexta-feira (5) (Foto: Claudomiro André/Divulgação)
Também participaram da reunião representantes das secretarias municipais de Meio Ambiente, Administração, Ação Social, Educação e Chefia de Gabinete da Prefeitura de Arraias, da regional Sudeste do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), professores do Câmpus de Arraias e também do  Câmpus de Palmas - Renato Torres (Medicina), Bruno Carrilho (Engenharia Civil), Luiz Otávio (Arquitetura e Urbanismo) e Felipe de Azevedo Marques (IAC e cursos de Engenharia Civil e Engenharia Elétrica).

Para o prefeito Wagner Gentil, a reunião foi "muito proveitosa; com nosso corpo técnico e a UFT queremos transformar nossa cidade em uma cidade criativa. Muitos municípios estão buscando essa vertente, e nós termos história e tradição. Saímos satisfeitos e já demos o encaminhamento para iniciarmos o georreferenciamento fundiário. Vamos visitar in loco os locais e fazer de Arraias uma cidade arborizada, inteligente e criativa", pontua o gestor municipal.

A vice-reitora Ana Lúcia destacou a importância do encontro, enfatizando que a ação faz parte do programa UFT Social. "O Câmpus é o grande articulador da UFT Social na região Sudeste do Tocantins. E a UFT está cada vez mais cumprindo seu papel social, dialogando com os municípios e, conjuntamente, atendendo as demandas, contribuindo com o desenvolvimento das cidades e, também, do Estado do Tocantins", disse.

A diretora interina do Câmpus da UFT em Arraias, professora Adriana Demite Stephani Carvalho, reforçou a importância do papel social que a UFT exerce no sudeste tocantinense, pontuando ainda as parcerias com as prefeituras e outras entidades. "Essa parceria trará benefícios para o desenvolvimento regional, especialmente para o turismo e para a cultura. Aqui hoje pudemos observar novos olhares e possibilidades para o desenvolvimento de Arraias", disse a diretora, ressaltando a missão da UFT em colaborar para o desenvolvimento da região.

O professor Humberto Xavier de Araújo, representando o Instituto de Atenção às Cidades, disse que a reunião foi bastante produtiva. "Saímos com a solicitação formal da Prefeitura com as demandas de planejamento urbano para Arraias. Nós, da UFT, levando em consideração o programa UFT Social, estamos dispostos a trazer ciência e tecnologia para os municípios tocantinenses", afirmou.

O analista técnico do Sebrae, Cesar Augusto de Sá Moreira, enfatizou a importância da atuação da UFT no projeto ao destacar a existência de um curso de graduação que atua na área do Turismo (Curso de Turismo Patrimonial e Socioambiental). "Além da parte dos acadêmicos, há ainda o know-how dos docentes, que também agrega valor ao trabalho. Isso vai possibilitar o desenvolvimento de forma sustentável no município", pontuou.