Página inicial > Últimas Notícias > Inscrições para XII Congresso Nacional de Ecoturismo estão abertas
Porto Nacional

Inscrições para XII Congresso Nacional de Ecoturismo estão abertas

Por Vinicius Venâncio | Supervisão: Virgínia Magrin | Publicado: Quarta, 09 de Janeiro de 2019, 11h01 | Última atualização em Quinta, 10 de Janeiro de 2019, 10h26

As inscrições para o XII Congresso Nacional de Ecoturismo (Conecotur) e VIII Encontro Interdisciplinar em Unidades de Conservação (EcoUC) estão abertas e podem ser realizadas no site do evento. Há opções na categoria ouvinte, Grupos de Trabalho e Jornada de Iniciação Científica (Pôster). Os eventos estão sendo organizados pelo Curso de Geografia e Turismo da Universidade Federal do Tocantins (UFT) e acontecerão no Câmpus da UFT de Porto Nacional, entre os dias 19 a dia 22 de junho.

Esta edição dos eventos tem como tema a “integração das Unidades de Conservação a partir de sua viabilidade econômica” e pretende integrar alunos do ensino médio integrado do técnico em meio ambiente, alunos de graduação e pós-graduação, além da inserção de estudantes do curso de Letras. Somados a estes estão agências de turismo, associações, artesãos, professores do ensino básico, comunidades tradicionais e demais interessados.

O evento será desenvolvido conjuntamente por três instituições do ensino superior, Fundação Universidade Federal do Tocantins(UFT); Instituto Tocantinense Presidente Antônio Carlos (ITPAC) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO). Destaca-se também que outras entidades já sinalizaram interesse em contribuir em prol do evento como: Instituto Natureza do Tocantins, Prefeitura Municipal de Porto Nacional, Organização Não Governamental Comunidade de Saúde, Desenvolvimento e Educação.

Histórico

Com o intuito de alavancar uma discussão sobre os rumos dessa atividade em nosso país, o Instituto de Ecoturismo do Brasil realizou seus Congressos Nacionais nos anos de 1996, 1997, 1998, 2000 e 2002. Estas foram as primeiras iniciativas de reunir profissionais e praticantes para debates sobre o segmento.

Na mesma linha, em 2005, o I Encontro Interdisciplinar de Ecoturismo em Unidades de Conservação (EcoUC), foi promovido pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ). Este Evento contou com a participação de mais de 400 inscritos e a apresentação de 280 trabalhos de pesquisa, constituindo-se num dos mais privilegiados espaços para o debate dos temas referentes à Visitação nas Unidades de Conservação brasileiras.

Desde então, bienalmente, os eventos vem ocorrendo em rotatividade: VII Conecotur e III EcoUC em 2009 (Aracruz, ES), VIII Conecotur e IV EcoUC em 2011 (São Paulo, SP), IX Conecotur e V EcoUC em 2013 (Rio Branco, AC), X Conecotur e VI EcoUC em 2015 (São Luis, MA), e XI Conecotur e VII EcoUC em 2016 (Manaus-AM).

Contribuição

Confira os valores das taxas de inscrições.