Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Turismo

17 cursos de graduação têm novos PPCs aprovados no Consepe

Conselho também encaminhou outras pautas na 112ª reunião ordinária realizada nos dias 6 e 7 de dezembro

Observação de Aves associado ao Turismo de Base Comunitária na Comunidade Quilombola Kalunga do Mimoso

Coordenadora-geral: Profa. Dra. Simone Mamede

Coordenadora adjunta: Valdirene de Jesus

 

Integrantes do projeto:

  • Maristela Benites
  • Luiz Felipe Bandão
  • Allan Rodrigues
  • Maiara Joaquim
  • Alice Ribeiro

 

Sobre o Projeto:

O território da Comunidade Quilombola Kalunga do Mimoso no estado do Tocantins possui um rico potencial natural para o desenvolvimento do Turismo de Observação de Aves (turismo Birdwatching). A área apresenta diversos ecossistemas naturais do Cerrado brasileiro que variam desde áreas campestres a ambientes florestais e incluem os ripários. A riqueza hídrica em conjunção à vegetacional qualifica esse território para a sustentação de alta biodiversidade, a qual compreende a diversidade de espécies, genética e ecossistêmica. O ecoturismo que se constitui de segmento turístico interessado na valorização e proteção do patrimônio natural associado ao cultural é um dos principais modelos de turismo que podem trazer benefícios mútuos tanto aos elementos naturais quanto às comunidades envolvidas. O grupo biológico que se destaca no turismo de observação de vida silvestre, este proveniente do ecoturismo, é o das aves. Entre as espécies da avifauna possíveis de serem observadas na região estão espécies endêmicas, raras em nível regional e global, e ameaçadas de extinção, atributos que ampliam a potencialidade do turismo de observação de aves. A diversidade de ambientes naturais presentes na região propicia a prática desse modelo turístico que pode agregar valor às áreas naturais conservadas e envolver a comunidade Kalunga como agentes de conservação dos patrimônios cultural e natural. A  formação da comunidade em ações de turismo de observação de vida silvestre, que envolve o birdwatching, pode fortalecer significativamente o Turismo de Base Comunitária com empoderamento da comunidade em práticas socioambientais, sustentáveis, educativas e de valorização dos patrimônios naturais e culturais presentes no território.

 

Objetivo Geral:

Desenvolver a Formação em Turismo de Base Comunitária associada ao fomento da cultura de observação de aves, do ecoturismo e do turismo de vida silvestre que inclui o turismo de observação de aves.

 

Resultados do Projeto:

Produção do catálogo de aves da Comunidade Quilombola Kalunga do Mimoso, Tocantins

A valorização dos povos e comunidades tradicionais passa por reconhecer e respeitar a sua cultura, sendo a linguagem uma de suas expressões. A variação linguística se aplica ao modo como os grupos sociais nomeiam e dão por conhecido tudo o que está ao seu redor. As aves, como elementos da natureza e do cotidiano, também possuem nomes diversificados conforme a língua e as práticas culturais de cada comunidade, território e espaço socioambiental.

Este catálogo apresenta 100 espécies de aves encontradas no Território Quilombola Kalunga do Mimoso-TO, muitas das quais com os nomes atribuídos pela comunidade. Somente aquelas sem nome conhecido pela comunidade trazem na primeira linha o nome vernáculo utilizado pelo Comitê Brasileiro de Registros Ornitológicos. Vamos Passarinhar?!

 

Fim do conteúdo da página